MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Habeas Corpus

Habeas Corpus

O instituto do habeas corpus, cuja fonte é a Magna

Da Redação

quarta-feira, 6 de outubro de 2004

Atualizado em 4 de outubro de 2004 10:45

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro Habeas Corpus (700p.), escrito pelo advogado Heráclito Antônio Mossin, gentilmente oferecido pela editora Manole.

 

O instituto do habeas corpus, cuja fonte é a Magna Carta Federal, tem por objetivo primacial a tutela da liberdade física do indivíduo, seu ius manendi, ambulandi, eundi ultro citroque.

 

Com bastante acuidade, o autor faz uma integração lógica e literal do inciso LXVIII, do art. 5º, da Constituição Federal, no qual o mandamus encontra-se ancorado, buscando o alcance das palavras que o compõem. Também, a mesma decomposição é levada a efeito sobre o art. 647, do Código de Processo Penal, inclusive comparando-o com as letras do precitado inciso.

 

A obra aborda antecedentes históricos, base normativa, abrangência e natureza jurídica, hipóteses de cabimento do habeas corpus, do processo de habeas corpus, competência e recursos em matéria de habeas corpus, modelos de petição e ementário, com julgados selecionados por assunto.

 

Esta nova edição está amplamente atualizada, trazendo em seu bojo outras situações que permitem o uso do writ of habeas corpus, bem como o ementário, que também foi consideravelmente acrescido com acórdãos compilados com apurada diligência. A obra está adequadamente ajustada aos pronunciamentos mais importantes dos colegiados togados da Federação, o que eleva ainda mais sua qualidade.

 

 

________

 

Ganhadora:

 

Rejane Galantini, da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais