MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encontro Nacional de Juízes reúne centenas de magistrados em SP

Encontro Nacional de Juízes reúne centenas de magistrados em SP

A Associação dos Magistrados Brasileiros e a APAMAGIS

Da Redação

sexta-feira, 8 de outubro de 2004

Atualizado às 11:46


Encontro Nacional de Juízes reúne centenas de magistrados 

 

A Associação dos Magistrados Brasileiros e a APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados promovem, nos próximos dias 10 e 11, o II Encontro Nacional de Juízes Estaduais em São Paulo. O evento, que reunirá mais de 600 juízes e juízas de todo o país na sede da Câmara Americana de Comércio (Ancham), na rua da Paz, 1.431, tem como tema "A Justiça que Queremos".

 

Para o presidente da AMB, desembargador Cláudio Maciel, o evento cresce em importância na medida em que acontece quando tramita no Congresso Nacional a reforma constitucional do Poder Judiciário, com sensíveis impactos no conjunto da magistratura, sobretudo a estadual.

 

"Além disso - diz ele - esta edição do Enaje será o momento e o local para realmente discutirmos que justiça queremos. Ou seja, uma justiça mais ágil e efetiva, que responda às demandas da sociedade de forma eficiente e produtiva, muito mais do que fará a reforma do Poder Judiciário".

 

De acordo com o presidente da APAMAGIS "aos magistrados cabe o dever ético de iniciar a CONTRA-REFORMA do Judiciário, readaptando-a aos princípios da social democracia preconizados na Constituição Federal".

 

Para o diretor-secretário da Apamagis, juiz Cláudio Gracioto, também relaciona o Encontro com a reforma. "Agora, mais do que nunca, com a reforma do Judiciário, precisamos da união de toda a magistratura", afirma ele.

 

Embora seja um encontro de magistrados da justiça estadual, o II Enaje é aberto à participação de membros de todas as áreas da magistratura. O presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo, José Marcos Lunardelle acredita que "toda a atividade que reúna magistrados para refletirem sobre a realidade do Poder Judiciário é importante, sobretudo porque nos tira do isolamento inerente à nossa profissão".

 

Ele participará do evento junto com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2a. Região (SP), juiz José Lúcio Munhoz, para quem o II Enaje também fortalecerá a união da magistratura nacional.

 

Já confirmaram presença como palestrantes os deputados federais Fernando Gabeira (sem partido, Rio de Janeiro) e Ibrahim Abi Ackel (PP, Minas Gerais), além do ministro Cézar Pelluzzo, do Supremo Tribunal Federal.

 

Da cerimônia de abertura, às 20h do domingo (10/10), participam os presidentes da AMB, da Apamagis, desembargador Celso Limongi, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Luiz Elias Tâmbara.

 

Antes da abertura, os participantes assistirão ao filme "Justiça", documentário brasileiro que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Feminino de Bordeaux, na França, no último sábado, dia 2. A exibição do filme contará com a presença da diretora Maria Augusta Ramos.

 

Mais informações, clique aqui.

 

______________

 

 

 

 

 

 

 

_____________