MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do Conselho Nacional de Justiça

Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do Conselho Nacional de Justiça

O Plenário do Senado aprovou na madrugada de ontem, 18/12, a PEC 22/06, que determina que o presidente do STF será o representante nato dessa Corte no CNJ.

Da Redação

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Atualizado às 10:17


CNJ

Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do CNJ

O Plenário do Senado aprovou na madrugada de ontem, 18/12  (clique aqui), a PEC 22/06, que determina que o presidente do STF será o representante nato dessa Corte no CNJ.

A PEC tem como autor o senador Demóstenes Torres - DEM/GO e foi aprovada com 58 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Todas as sessões de discussão e os dois turnos de votação transcorreram na mesma noite, com quebra de interstícios.

A PEC estabelece que o CNJ será presidido pelo presidente do STF, que deverá votar no caso de empate nas questões apreciadas pelo órgão. Os demais membros do conselho, segundo a proposta, serão nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

O relator da matéria foi o senador Antonio Carlos Magalhães, já falecido, que deu parecer favorável à proposta, com uma emenda. A emenda prevê que o presidente do Conselho Nacional de Justiça deve ser substituído, em suas ausências e impedimentos, pelo vice-presidente do STF.

_____________