MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MT - Bicicletas doadas por comarca foram entregues no dia 27/2 em presídio

TJ/MT - Bicicletas doadas por comarca foram entregues no dia 27/2 em presídio

Um caminhão repleto de bicicletas usadas e doadas pela Comarca de Nova Mutum chegou no início da tarde do dia 27/2 na Penitenciária Central do Estado, no bairro Pascoal Ramos em Cuiabá. As 179 bicicletas foram recebidas pela direção do presídio e por um representante da Fundação Nova Chance, que será responsável por treinar e coordenar o trabalho com reeducandos para transformar os bens em bio bikes, a serem utilizadas em coletas de óleo residual para reciclagem.

Da Redação

segunda-feira, 2 de março de 2009

Atualizado às 07:34


Responsabilidade Social

TJ/MT - Bicicletas doadas por comarca foram entregues no dia 27/2 em presídio

Um caminhão repleto de bicicletas usadas e doadas pela comarca de Nova Mutum chegou no início da tarde do dia 27/2 na Penitenciária Central do Estado, no bairro Pascoal Ramos em Cuiabá. As 179 bicicletas foram recebidas pela direção do presídio e por um representante da Fundação Nova Chance, que será responsável por treinar e coordenar o trabalho com reeducandos para transformar os bens em bio bikes, a serem utilizadas em coletas de óleo residual para reciclagem.

O diretor da cadeia pública de Nova Mutum acompanhou pessoalmente a viagem até Cuiabá e elogiou a atuação do juiz Gabriel da Silveira Matos. "Foi muito importante a iniciativa. É uma pessoa que acredita que os presos vão conseguir ressocializar. Ele tomou parte, foi à prefeitura, conseguiu o carro...", contou Henrique Francisco de Paula Neto. A cadeia possui 47 reeducandos, sendo que 14 já cumprem pena por condenação.

A diretora executiva da Fundação Nova Chance, Mônica Sousa Rodrigues, também comemorou a doação realizada pela comarca de Nova Mutum, até agora considerada a maior desde a publicação do Provimento número 62/2008 da CCJ, que dispôs sobre a destinação das bicicletas apreendidas em processos criminais ao Projeto Bio Bikes. "É muito significativo, já que vai possibilitar com tranquilidade o desenvolvimento do projeto. Estamos agradecidos pela entrega do material", ressaltou.

A diretora explicou que, com esse volume de bicicletas doadas já foi programado para março, o início dos primeiros trabalhos. Os reeducandos que participarão do projeto serão qualificados por uma empresa especializada e já produzirão as primeiras bio bikes.

Procedimento de doação

Para chegar ao procedimento final de doação das bicicletas apreendidas, o juiz Gabriel Matos publicou um edital no Diário da Justiça Eletrônico, no Diário Oficial do Estado, nos principais jornais do município e a divulgação em emissoras de TVs locais.

O edital convocava aos interessados ou lesados para que pudessem requerer a restituição das bicicletas que lhes pertenciam e que estavam apreendidas sob a guarda da Delegacia de Polícia de Nova Mutum, num prazo de dez dias.

Para o magistrado, a disponibilização das bicicletas para o Projeto Bio Bike é uma solução muito prática, já que "evita que se deteriorem; além de ser ecológico, já que serão utilizados para a coleta de óleo, num trabalho social junto aos reeducandos".

Ainda conforme o edital, a partir do encerramento desse prazo, o juízo procedeu à doação dos bens ao Projeto Bio Bike.

  • Confira abaixo fotos da entrega.

________________
_____________

Fotos: Marcus Vaillant

_____________
________________