MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Magistrados celebram elevação em Sete Lagoas/MG

Magistrados celebram elevação em Sete Lagoas/MG

A diretoria da Amagis reuniu-se no último dia 10/3 com juízes da comarca de Sete Lagoas (região central de Minas), uma das 11 do Estado elevadas a entrância especial conforme prevê o novo texto da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ). Durante o encontro os magistrados fizeram uma avaliação das recentes conquistas e discutiram os desafios da classe para os próximos anos.

Da Redação

sexta-feira, 13 de março de 2009

Atualizado às 07:36


Amagis

Magistrados celebram elevação em Sete Lagoas/MG

A diretoria da Amagis reuniu-se no último dia 10/3 com juízes da comarca de Sete Lagoas (região central de Minas), uma das 11 do Estado elevadas a entrância especial conforme prevê o novo texto da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ). Durante o encontro os magistrados fizeram uma avaliação das recentes conquistas e discutiram os desafios da classe para os próximos anos.

Com a elevação, 34 juízes foram promovidos e puderam optar pela permanência nas comarcas onde atuam. Na avaliação do presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais a medida representa a diminuição de degraus na carreira do magistrado mineiro.

"Estamos vivenciando um momento histórico, que coloca os magistrados estaduais em igual patamar dos federais e trabalhistas. A elevação a entrância especial beneficia também os jurisdicionados, em razão da permanência do juiz por mais tempo na comarca, proporcionando um atendimento mais célere e eficaz ao cidadão", afirmou.

Para o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Associação, juiz Maurício Torres Soares, agora o principal desafio da atual gestão é implementar as conquistas obtidas com a LODJ. "Assim como a elevação das comarcas, outras conquistas previstas na lei também terão de ser implementadas pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende, que tem se mostrado muito sensível neste ponto", declarou.

Reivindicação Histórica

Segundo o diretor do foro e juiz da 2ª vara cível de Sete Lagoas, juiz Geraldo David Camargo, a visita do presidente da Amagis e da diretoria da Associação era aguardada com muita expectativa por todos. "Nós temos muito a agradecer a toda diretoria da Amagis, pois ela conseguiu tudo aquilo com que sonhávamos: a elevação da comarca para a instalação de novas varas", afirmou.

A juíza Cibele Maria Lopes Macedo, do Juizado Especial de Sete Lagoas, também lembrou que a elevação é uma aspiração da classe que vem desde a penúltima alteração na Lei de Organização e Divisão Judiciárias. Ela ainda destacou a importância da reunião para que todos conheçam melhor as ações, lutas e benefícios conquistados pela diretoria. "É de grande importância o trabalho que o presidente Nelson Missias está fazendo, procurando estar em diversas comarcas e conversando com todos juízes de direito de Minas Gerais", disse.

Além de Sete Lagoas, também foram elevadas à condição de entrância especial as comarcas de Ribeirão das Neves, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, São João del-rei, Varginha, Poços de Caldas, Barbacena, Pouso Alegre, Patos de Minas e Teófilo Otoni.

Reencontro

Além de discutir questões de interesse da classe, os magistrados também aproveitaram a oportunidade para rever os amigos. O vice-presidente Administrativo da Amagis, desembargador José Antonino Baía Borges, disse que é sempre bom retornar à cidade onde foi juiz há exatos 30 anos e, principalmente, quando se trata de uma ocasião especial como a elevação da comarca. "A diretoria da Amagis realiza hoje, 10/03, sua primeira visita a Sete Lagoas, depois que a comarca foi elevada. Ação que se deu com muito merecimento, pois a comarca há muito, preenche todos os requisitos da lei", explicou.

A juíza da Vara Criminal de Nova Lima, Perla Saliba Brito, que atuou em Sete Lagoas por dois anos e meio, fez questão de estar presente na cidade para dividir este momento com os colegas. "Fico muito feliz porque foi uma luta conjunta. A conquista só se tornou realidade pela união e empenho da diretoria da Amagis para a conquista do nosso objetivo", afirmou.

O juiz de Direito Auxiliar de Belo Horizonte, Guilherme Sadi, judicou na comarca por três anos e também fez questão de participar do congraçamento. Para ele, a elevação é mais do que justa, uma vez que Sete Lagoas já atendia aos requisitos para ser uma comarca de entrância especial.

"Se não fosse a atuação da Associação, Sete Lagoas e todas as outras comarcas já elevadas, hoje, certamente não seriam entrâncias especiais. A atuação da Amagis foi de suma importância para que esse sonho se tornasse realidade", comemorou.

Sete Lagoas foi a oitava comarca mineira visitada pela diretoria da Amagis este ano. Como parte das atividades de interiorização, os diretores da Associação já se reuniram com juízes de Varginha, São Gotardo, Patos de Minas, Formiga, Rio Paranaíba e Lagoa da Prata. Nas próximas semanas os diretores deverão visitar Juiz de Fora e Montes Claros.

_____________