MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF da 3ª região suspendeu liminar que bloqueava depósito em juizo da venda da Nossa Caixa ao BB

TRF da 3ª região suspendeu liminar que bloqueava depósito em juizo da venda da Nossa Caixa ao BB

O TRF da 3ª região suspendeu a liminar que determinava depósito em juízo do montante da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. A liminar, pedida pelo Conselho Federal da OAB, destinava o valor para o pagamento de parte dos precatórios alimentares devidos pelo estado de São Paulo desde 1998.

Da Redação

segunda-feira, 16 de março de 2009

Atualizado às 11:35


Nossa Caixa/BB

TRF da 3ª região suspendeu liminar que bloqueava depósito em juizo da venda da Nossa Caixa ao BB

Na última sexta-feira, dia 13/3, o TRF da 3ª região suspendeu a liminar (v.abaixo) que determinava depósito em juízo do montante da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil. A liminar atendia pedido do Conselho Federal da OAB, que desejava destinar o valor da venda para o pagamento de parte dos precatórios alimentares devidos pelo Estado de São Paulo desde 1998.

  • Retrospectiva

No dia 18/12/08 a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a venda do controle da Nossa Caixa para o BB. Na semana passada seria paga a 1ª parcela do valor total da venda. Antes do pagamento ser feito, a OAB entrou com uma Ação Civil Pública para que o governo do Estado de São Paulo paguesse os credores de precatórios alimentares com recursos que receberia pela venda do banco Nossa Caixa ao Banco do Brasil. A juíza da 20ª vara federal de São Paulo, Fernanda Souza Hutvler, concedeu liminar.

A dívida

O Estado deve cerca de R$ 20 bilhões em precatórios e a venda do banco Nossa Caixa foi estimada no valor de R$ 5,38 bilhões.

A liminar

Na liminar a favor da OAB, a juíza Fernanda Souza Hutvler justifica que a decisão foi tomada para garantir "eventual pagamento dos precatórios de natureza alimentar do estado de São Paulo".

Pela decisão, é necessário "o depósito judicial dos pagamentos a serem realizados pelo Banco do Brasil S.A. ao estado de São Paulo, referentes à aquisição do controle acionário da Nossa Caixa Nosso Banco S.A., até o julgamento final da presente demanda, a fim de garantir eventual pagamento dos precatórios de natureza alimentar do estado de São Paulo".

Audiência de conciliação

Após a decisão liminar, foi marcada uma audiência entre o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa, o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem OAB, Vladimir Rossi, e o presidente da Comissão Especial dos Credores Públicos (Precatórios) da entidade, conselheiro Orestes Muniz Filho, para que pudessem tratar da obrigação que foi imposta liminarmente ao governo de São Paulo.

A audiência aconteceu no último dia 12/3 e nada ficou decido. Após quatro horas de reunião conduzida pela desembargadora Marli Ferreira não foi possível celebrar qualquer tipo de acordo.

Liminar suspensa

No dia 13/3, a mesma desembargadora que conduziu a audiência, suspendeu a liminar.

______________
___________


Leia mais

  • 13/3/09 - Nossa Caixa e BB: OAB lamenta falta de acordo com SP sobre precatórios - clique aqui.
  • 12/3/09 - Às 17h continua a reunião sobre a ACP imposta pela OAB que visa bloquear os recursos da venda da Nossa Caixa ao BB para pagar precatórios - clique aqui.
  • 11/3/09 - Secretário da Fazenda de SP e OAB participam de audiência de conciliação sobre o caso Nossa Caixa e Banco do Brasil - clique aqui.
  • 9/3/09 - OAB consegue liminar que obriga o governo paulista a pagar precatórios- clique aqui.

______________