MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento

Lançamento

A Editora Atlas e Alves Dinamarco e Lodeiro D´Emilio

Da Redação

segunda-feira, 8 de novembro de 2004

Atualizado em 5 de novembro de 2004 15:43

 

Lançamento

 

A Editora Atlas e Alves Dinamarco e Lodeiro D'Emilio Advogados convidam para o coquetel de lançamento do livro:

 

 

 

 

Ação Rescisória

Márcia Conceição Alves Dinamarco

 

 

 

 

Data: 10/11 

Horário: 19h 

Local: Livraria Boa Vista - avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.007, Jd. Paulistano, SP

 

Sinopse:

 

Este livro analisa as condições de admissibilidade para o julgamento da ação rescisória, assim entendido como os diversos requisitos que necessariamente devem estar presentes na formação e desenvolvimento do processo, para que o juiz possa conhecer do mérito da causa e decidir a lide.

 

A autora demonstra que a ação rescisória em momento algum põe em risco o binômio segurança-rapidez, por se caracterizar como meio excepcionalíssimo de impugnação das decisões judiciais, com a necessidade do preenchimento de inúmeros requisitos para a sua admissibilidade, em especial a coisa julgada, que é a base da segurança nas relações jurídicas e sociais.

 

Os requisitos dissertados ao longo da obra incluem, entre outras questões: sentença de mérito (caput, art. 485, CPC); trânsito em julgado (caput, art. 485, CPC); prazo decadencial de dois anos (art. 495, CPC); hipóteses de cabimento (elenco taxativo constante dos incisos do art. 485, CPC); legitimidade (art. 487, CPC); cumulação do juízo rescindente e juízo rescisório (art. 488, I, CPC) e depósito (art. 488, II, CPC).

 

Mais informações: (11) 3031-4158.

_____________