MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Brasil Salomão e Matthes Advocacia comemora 40 anos

Brasil Salomão e Matthes Advocacia comemora 40 anos

O Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia comemora seus 40 anos de atuação nesta quinta-feira, 19 de março em alto estilo: com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Da Redação

quinta-feira, 19 de março de 2009

Atualizado às 14:06


Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Banca de advocacia comemora 40 anos, com concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia comemora seus 40 anos de atuação nesta quinta-feira, 19 de março em alto estilo: com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

A tradicional banca completou 40 anos de atuação no dia 1o de março de 2009: uma história construída através da força do sonho e da coragem do advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão, que na década de 60 abandonou a carreira pública para investir em um projeto empreendedor: montar o próprio escritório. Hoje, a banca de advocacia reúne oito sócios: o fundador e presidente Brasil Salomão, Marcelo Viana Salomão, José Luiz Matthes, Ricardo Marchi, Evandro Alves da Silva Grili, Henrique Furquim Paiva, Paulo Henrique Marques de Oliveira e Maria Claudia Seixas, que juntos coordenam uma equipe de 90 advogados, 55 estagiários, 70 funcionários, 25 correspondentes, além de 14 profissionais terceirizados.

Com uma moderna estrutura em funcionamento na matriz em Ribeirão Preto e mais quatro filiais nas cidades de São Paulo, Campinas, Franca e Goiânia, conta também com uma equipe sintonizada com total disponibilidade ao cliente.

O escritório evoluiu sempre impulsionado por uma gestão focada num planejamento estratégico que tem como metas primordiais: o fomento ao avanço intelectual e cultural de seus profissionais e a qualidade e disponibilidade no atendimento aos seus clientes.

Outro fator faz a diferença para a advocacia é o atendimento em todas as áreas jurídicas. Por isso, sempre atuou na cidade e região e tornou-se reconhecido em todo território nacional e em alguns países que transitam nas principais negociações internacionais econômicas.

Esse perfil de qualidade trouxe ao escritório no ano passado, pela quarta vez consecutiva, a classificação de uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo Guia Exame e Revista Você S/A e pela primeira vez entrou para o ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar da Revista Época, em pesquisa coordenada pelo Great Place to Work Institute.

Para o fundador e atual presidente da banca, Brasil Salomão, um tempo de 40 anos, com atividade ininterrupta, tem o significado de uma vida toda. "É como se o escritório, a nossa equipe, a família e parte ponderável dos clientes, constituíssem um só bloco, unido em objetivos comuns", expressa Salomão.

Entre os fatos históricos que pontuam essa história de sucesso, um dos mais fortes, para o seu fundador, começa lá atrás - no ano de 1969, na figura do seu primeiro cliente: o empresário Francesco Cammileri, proprietário do Restaurante Bella Sicília e também de toda sua família. "Nestes anos todos foram muitos momentos de grandes alegrias de vitórias, de lutas até o limite de conseguirmos reverter uma Súmula do Supremo Tribunal Federal", narra.

História do escritório

Estimulado por sua vocação, no início da década de 60, o advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão fez sua escolha profissional pelo Direito, apesar de ser incentivado pela família para ser médico. Em 1963, ingressou no curso de Direito na tradicional Faculdade Laudo de Camargo, da Universidade de Ribeirão Preto. Nessa época, ele conciliava seu sonho profissional com o trabalho de inspetor de arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Quatro anos depois, já formado em Direito, Salomão seguiu um novo desafio na sua carreira e trocou a segurança do serviço público para abraçar a advocacia e gerenciar seu próprio escritório. A escolha pela área tributária foi uma definição estratégica, pois quando se formou conhecia bem os novos tributos do País. "Larguei a minha profissão no Estado, da qual me orgulho muito, montei meu primeiro escritório de advocacia, em março de 1969, e nunca mais parei de advogar", ressalta o fundador.

As sedes

O primeiro escritório de Brasil Salomão funcionava no centro de Ribeirão, em uma única sala. A sede foi instalada em 1º de março de 1969. "Na época, montei o escritório com Alberto Abbud, que era meu colega de turma. Era uma sala única, não tinha nem sala para o cliente. O Alberto exerceu a advocacia por pouco tempo e depois seguiu a carreira empresarial", relata. Nascia aí, o escritório Brasil e Abbud Advogados", comenta Salomão.

O crescimento surgiu rápido e logo o escritório foi transferido para o edifício Padre Euclides - prédio histórico do centro da cidade. A estrutura começava a crescer, relembra Salomão: "O escritório mudava para o mais moderno prédio de Ribeirão na época. Tinha três salas, sala de espera e ganhávamos mais um sócio, o Antônio Carlos Próspero", conta. Em pouco menos de seis meses, o empresário Próspero, que na ocasião era apenas estudante de Direito, passou a atuar como estagiário ao lado dos outros dois sócios. Depois. A sede seguinte foi na Rua Tibiriçá, 233.

O primeiro cliente atendido pela equipe formada foi o italiano Francesco Camiliere, que já era empresário em Ribeirão Preto. "Por sorte, no primeiro dia do escritório, recebemos o senhor Francesco Camilieri, dono do restaurante Bella Sicillia.", conta. Depois do resultado com o primeiro cliente, algumas padarias buscaram a orientação de Brasil e Abbud Advocacia e receberam uma ação pioneira sobre o cálculo de estimativa do ICM. O sucesso da ação elevou o nome dos sócios do Escritório, que ficaram conhecidos como "advogados das massas".

Em 1980, o escritório evoluiu ainda mais e mudou sua sede para uma casa na rua Visconde de Inhaúma, nº1315 (quase na avenida Nove de Julho). "Foi o primeiro escritório a funcionar no alto da cidade. Ali ficamos até 1997 e procuramos evoluir para atingir o perfil que atualmente desempenhamos na área jurídica", conta.

O Escritório hoje

No ano de 1996, a sede da matriz atual foi construída em um prédio próprio na avenida Presidente Kennedy, nº 1255, em Ribeirão Preto/SP, em área próxima às novas sedes do Poder Judiciário e em local de grande desenvolvimento da cidade. A matriz conta com salas de atendimento e de trabalho e com um auditório para 100 pessoas, onde são realizados seminários e estudos jurídicos através do Cejur - Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão.

Durante sua trajetória, o escritório formou uma equipe especializada. Dos três sócios da antiga estrutura, hoje são oito que trabalham nas sedes do escritórios: a matriz em Ribeirão Preto e as filiais em Franca, Campinas, São Paulo e mais recentemente em Goiânia.

O crescimento progressivo nestes 40 anos de atuação sempre foi pautado por suas normas de conduta e missão em valores e princípios como a continuidade da organização, a ética profissional, a responsabilidade social, a melhoria contínua, o atendimento imediato e uma intensa interação da equipe formada por sócios, associados e colaboradores.

Essa performance permitiu ao quadro de advogados uma capacitação constante, sempre em busca do atendimento de qualidade. Todos os procedimentos administrativos do escritório são revisados, periodicamente, por auditorias internas, na procura da melhor solução para seus clientes internos e externos.

Áreas de atuação

 Tributário

 Cível

 Comercial e Societário

 Trabalhista

 Desportivo

 Penal

 Ambiental e Biodireito

 Administrativo

 Cooperativismo

 Direito Desportivo

 Direito Digital

Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão

Um fator que é considerado como primordial para o desenvolvimento do escritório é o nível profissional da equipe, que passa por constante aprimoramento. Essa reciclagem acontece também dentro das unidades da própria advocacia, com suporte das instalações do auditório do Cejur - Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão.

Trata-se de um espaço aberto para o debate jurídico, que reúne semanalmente os advogados da casa e profissionais e estudantes da cidade e região. O Cejur foi oficializado em 22 de abril de 1999 com o objetivo de promover reuniões periódicas para o debate de questões jurídicas, tais como inovações legislativas e processuais, atualidades da jurisprudência, entre outros assuntos relacionados ao estudo da ciência do Direito e ao profissional.

O Centro sistematizou uma prática comum vivida pelos membros do escritório que há mais de 30 anos, reúnem-se periodicamente para o estudo aprofundado de questões jurídicas, buscando o aprimoramento profissional, para oferecer um atendimento cada vez mais competente e dinâmico, adequado às necessidades do mercado jurídico e dos clientes - desde as pequenas às mais complexas causas.

Em Ribeirão Preto - matriz do escritório, o espaço conta com auditório próprio com sistema de videoconferência, com exibição simultânea dos eventos para todas as unidades.

O escritório possui ainda departamento dotado de recursos para o financiamento, de especializações, mestrados e doutorados para todo o quadro de advogados.

Programa de Qualidade de Vida

Despertar nos profissionais a preocupação com o bem-estar físico e mental e a necessidade de estar em harmonia com o próprio ambiente de trabalho. Este é o principal objetivo da Semana de Qualidade de Vida. Partindo destes temas, a proposta inicial foi proporcionar aos participantes uma reflexão sobre suas rotinas e hábitos para terem uma vida melhor. O programa foi lançado em 2006 e acontece anualmente.

Direcionado para toda equipe profissional do escritório, o evento reúne atividades durante uma semana com palestras, vivências, exibições de filmes, caminhada de integração (monitorada por profissionais de educação física), entre outras. Em sua primeira edição, o programa também promoveu plantio de árvores, como proposta de preservação do meio ambiente e integração da equipe.

No ano passado, a Semana foi encerrada em um domingo com um circuito de corrida e caminhada, reunindo funcionários, familiares e amigos que puderam percorrer um dos dois diferentes circuitos, de 5 e 10 km. A ação também proporcionou atividade para as crianças com a presença de monitores.

Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão

Promover um exercício diário e planejado de ações estratégicas e implementar canais de relacionamento entre o escritório e a sociedade. Esse é o principal objetivo do Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão, que foi criado recentemente como uma das estratégias de planejamento de atuação do escritório.

A idéia do núcleo nasceu no final de 2005 quando a equipe do escritório apoiou a ação de Natal dos Correios, doando presentes e fazendo inclusive a entrega do material nas residências em bairros periféricos de Ribeirão Preto. A intenção com o núcleo é sistematizar uma série de ações sociais isoladas que o escritório já vinha desenvolvendo, tanto internamente junto aos funcionários, quanto na comunidade.

O núcleo conta inclusive com um fundo de verba própria através de doações feitas pelos membros da equipe do escritório e está sendo representado por uma comissão de advogados. A comissão pretende promover ações que contribuam para o desenvolvimento social, pelo respeito ao ser humano, independente de suas opiniões e crenças, pela valorização da diversidade cultural e pela defesa irrestrita da liberdade de pensamento e expressão.

Assumir a transparência e a ética como atributos fundamentais, tomando o interesse coletivo como a referência maior na condução do trabalho social e implementar projetos que visem ao desenvolvimento científico e cultural, esportivo, educacional e comunitário são prioridades do núcleo. Outro objetivo é fomentar as necessidades básicas da sociedade, tais como alimentação, educação e saúde, as quais o Estado não consegue suplantar.

Comemoração

A comemoração dos 40 anos do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia será realizada hoje, 19/3, no Theatro Pedro II, com concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a partir das 21h, exclusivamente para convidados, imprensa e autoridades.

________________________