MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF da 3ª região comemora 20 anos

TRF da 3ª região comemora 20 anos

O TRF da 3ª região, com sede em SP, comemora no próximo dia 30/3 o seu vigésimo aniversário. Para comemorar a data, a presidente do órgão, desembargadora federal Marli Ferreira, realizará sessão plenária solene na segunda-feira, dia 30/3, às 16h, no Plenário do TRF da 3ª região, 14º andar.

Da Redação

quarta-feira, 25 de março de 2009

Atualizado às 08:48


Comemorações

TRF da 3ª região comemora 20 anos

O TRF da 3ª região, com sede em SP, comemora no próximo dia 30/3 o seu vigésimo aniversário. Para comemorar a data, a presidente do órgão, desembargadora federal Marli Ferreira, realizará sessão plenária solene na segunda-feira, dia 30/3, às 16h, no Plenário do TRF da 3ª região, 14º andar.

A presidente do TRF da 3ª região, desembargadora federal Marli Ferreira ressalta: "O TRF da 3ª região é o maior do país, tanto em número de jurisdicionados (cerca de 43 milhões de pessoas), quanto em número de integrantes: 43 desembargadores. E tem despontado como uma instituição moderna, séria e que tem prestado relevantes serviços à comunidade por sua responsabilidade social e ambiental".

Exposição de Artes

Em comemoração aos 20 anos do TRF da 3ª Região, a Divisão do Pró-Social organizou no hall nobre do edifício sede, no 25º andar, a segunda edição do Salão de Artes, uma exposição de talentos dos servidores.

Estão expostas 54 obras de arte, entre esculturas, fotografias, pinturas, desenhos e cerâmicas. A exposição irá até a segunda-feira, dia 30 de março, das 11h às 19 horas.

Hoje, 24 de março, a presidente Marli Ferreira visitou a mostra de arte e afirmou: "Fiquei muito feliz em saber que temos tantos talentos aqui na Justiça Federal".

20 anos de História

O TRF da 3ª região, com jurisdição nos Estados de SP e MS, foi criado pela CF/88 (clique aqui), juntamente com os outros quatro TRFs, com o objetivo de substituir e regionalizar a jurisdição do extinto TFR.

O TRF da 3ª região foi solenemente instalado em 30 de março de 1989, em SP, sob a presidência do ministro Washington Bolívar de Brito, vice-presidente do TFR, no Edifício "Saldanha Marinho", na rua Líbero Badaró, 39. Nesta data, em sessão solene, tomaram posse 18 magistrados.

Em 1989, a presidência foi assumida pelo juiz Milton Luiz Pereira - ministro aposentado do STJ -, sucedido nos biênios seguintes, respectivamente, pelos juízes Homar Cais, Américo Lacombe, Oliveira Lima , Jorge Scartezzini - ministro aposentado do STJ -, José Kallás, Márcio Moraes, Anna Maria Pimentel, Diva Malerbi e Marli Ferreira, a atual presidente.

Em 1999, o TRF da 3ª região ganhou nova sede, mudando-se da rua Líbero Badaró para a avenida Paulista, nº 1842. Com a mudança, buscou-se readequar as necessidades estruturais do Tribunal e aprimorar a qualidade do serviço prestado ao jurisdicionado.

Com pouco tempo de existência, o TRF da 3ª região  já fazia história: era celebrado por decisões em assuntos polêmicos favoráveis aos cidadãos.

O Tribunal adentra o novo milênio sob a marca da agilidade. Com a aplicação intensiva de tecnologia, são instalados os JEFs, reduzindo custos, encurtando a duração dos processos e beneficiando, sobretudo, a população mais carente nas demandas previdenciárias.

A informatização da JF tem tido papel fundamental na busca pela excelência dos serviços.

Os desafios do TRF da 3ª região para o futuro se multiplicam, mas a história dos 20 anos mostra que é possível o desenvolvimento de uma Justiça cada vez mais célere, justa e transparente.

Palavras da Presidente, Marli Ferreira

"A história dos 20 anos é a história de homens e mulheres, servidores e magistrados que fizeram essa Justiça. A história não é nossa, é de todos nós. É a história de homens e mulheres, é a historia de SP e MS, que juntos ajudaram a construir uma realidade e um tribunal novo, e uma JF moderna e atualizada".

"Eu terei a grande felicidade de comemorar os 20 anos do Tribunal na minha gestão, que foi voltada para atender os servidores e os magistrados, porque é com eles que nós prestamos a nossa população uma jurisdição eficiente, moderna, transparente e ágil de forma a justificar definitivamente a criação desse importantíssimo tribunal, que é o maior tribunal do país, porque ele jurisdiciona 43 milhões de habitantes, entre SP e MS, e tem 43 membros no seu corpo institucional".

"Estão de parabéns os servidores e magistrados e todos os que fazem com que este Tribunal seja a cada dia mais importante", finaliza a desembargadora federal Marli Ferreira.

____________________