MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP participa hoje da Virada Cultural

TJ/SP participa hoje da Virada Cultural

O TJ/SP participa hoje da Virada Cultural 2009. Serão realizados eventos no Palácio da Justiça e no Museu do TJ/SP. A Virada, que acontecerá pelo quinto ano, é patrocinada pela Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

Da Redação

domingo, 3 de maio de 2009

Atualizado em 2 de maio de 2009 11:37


Domingo

TJ/SP participa hoje da Virada Cultural

O TJ/SP participa hoje da Virada Cultural 2009. Serão realizados eventos no Palácio da Justiça e no Museu do TJ/SP. A Virada, que acontecerá pelo quinto ano, é patrocinada pela Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

Palácio

No Palácio da Justiça, será promovida no Salão do Júri, 2º andar, a palestra "Criação e Evolução do Poder Judiciário Paulista e a Importância Jurídico-arquitetônica do Palácio da Justiça", nos seguintes horários: 10h30, 13h, 14h30 e 15h30. Em seguida, os participantes poderão visitar as dependências do prédio, onde há um valioso acervo artístico-cultural composto por documentos e objetos que contam um pouco da história do Poder Judiciário paulista.

História

Em 24 de fevereiro de 1920 foi lançada a pedra fundamental para a construção da sede do Poder Judiciário do Estado. O quartel da cavalaria que funcionara no local cede lugar à construção do Palácio da Justiça. Desde de 1911, o arquiteto Ramos de Azevedo estava incumbido do projeto do Palácio, mas a obra só foi iniciada em 1920 por causa dos problemas burocráticos e da demolição do quartel. Azevedo inspirou-se no Palácio da Justiça de Roma para criar o de São Paulo.

A construção teve contratempos que a retardou, como as Revoluções de 1924, 1930 e o Movimento Constitucionalista de 1932, que refletiram na economia estatal. A data de inauguração do Palácio é 2 de janeiro de 1933, mas antes mesmo do término da obra parte dos serviços criminais já estava funcionando no local. O fórum Cível e o Tribunal do Júri foram inaugurados em 15 de abril de 1927.

O prédio foi tombado em 1981, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, é ligado aos mais nobres ideais do Direito e da Justiça.

Museu do TJ/SP

Os visitantes terão oportunidade de aprender a confeccionar máscaras em papel machê e cartões artesanais, além de apreciar outras atividades artísticas como dança, teatro, música. Haverá exposição de instrumentos musicais antigos e contemporâneos e outros objetos pertencentes ao acervo do museu.

O museu do TJ/SP tem desenvolvido importante atividade histórica na preservação de documentos e objetos que retratam a vida judiciária e forense de São Paulo. Também tem procurado incentivar atividades culturais como exposições de arte e cultura, palestras e visitas monitoradas de estudantes.

O local onde museu está instalado, por si só, pode ser considerado uma obra de arte, pois funciona no Palacete Conde de Sarzedas, construído no final do século XVII para servir de residência de Luís de Lorena Rodrigues Ferreira, descendente do Conde de Sarzedas. Fica localizado na rua Conde de Sarzedas, 100 - centro da capital e permanecerá aberto ao público das 9h às 17h.

  • Programação :

OFICINA DE ARTE: 9h às 11h

Edna Costa - formada em artes cênicas ensina os interessados confeccionarem máscaras em papel machê.

Sueli Finoto - artista plática formada pelo Mackenzie ensina a confecção de cartões artesanais.

OFICINA - "História é pra contar": 11h e 13h

Andréa Maria Nogueira - contadora de história do "Viva e deixe Viver - Hospital do Câncer", utilizando-se da atividade lúdica como forma de comunicação, interage com o público numa viagem literária de aprendizagem, na medida em que, ao desenvolvê-las, exercitamos nossa plenitude, independente da idade, meio social e outras variáveis.

PIANO E VIOLÃO: 12h

Roberta Chamilet - no piano e Marcelo Andrade - no violão, ambos formados em Música pela Faculdade Santa Marcelina e professores de musicalização infantil, apresentarão obras Chopin, Isaac Albeniz e Villa-Lobos.

Karol Kawabata, com doze anos, a estudante de piano apresentará a peça "Miniatura em Jazz", de Marc Nevin.

DANÇA: 14h

Parwati - professora de dança do ventre há cinco anos, terapeuta holística e reikiana, colaboradora da Escola Holística Harmonia Primavera se apresentará num solo da dança do ventre.

Thais Helene - vice-presidente da Associação Ananke, naturopata e terapeuta corporal fará uma apresentação solo da dança cigana.

Ávallos Ernandes e Estrella de Luzia - professores de dança - farão uma apresentação da dança cigana. Estrella de Luzia estudou ballet clássico, jazz e dança do ventre egípcia.

TEATRO: 15h10

Bruno Matos e Kedma Franza - sob direção de René Piazentin representarão fragmentos do espetáculo "Esperando Godot", de Samuel Beckett, obra-prima do Teatro do Absurdo. Os atores são formados pelo Teatro Escola Macunaíma e integrantes da "Cia. dos Imaginários".

MÚSICA: 16h às 18h

Ritinha Carvalho - ao lado de seu violonista Paulo Ribeiro apresentará grandes clássicos da MPB, além de canções inéditas que comporão seu CD, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2009.

Márcia Deboni - cantora acompanhada por seus professores Jucy - no violão elétrico e Maria Andrade - vocalista, apresentará seu vasto repertório que compreende desde MPB, rock internacional e outros clássicos.

EXPOSIÇÃO: "Instrumentos Musicais antigos e contemporâneos"

Estarão expostos instrumentos musicais de vários países, do acervo de José Augusto Sampaio Guidon - luthier, restaurador e colecionador desde os 12 anos de idade. Dentre outras curiosidades destacam-se o saxofone fabricado por Adolphe Sax (1814-1897) e dois trompetes triunfais da marca Getzen (USA) que foram usados na apresentação da ópera AIDA na inauguração do Canal de Suez (1869-Egito), além do baixo marca Hofner igual ao do músico inglês Paul MacCartney, baixista dos Beatles, entre 1960 e 1970.

REIKI TIBETANO:

Gilmar Nunes - terapeuta corporal e holístico, mestre em Reiki fará aplicação de energização pela terapia "Reiki Tibetano", durante todo o dia, mediante apresentação de senha que será distribuída no local.

__________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas