MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Filosofia Jurídica Prática"

Lançamento da obra "Filosofia Jurídica Prática"

Da Redação

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atualizado em 13 de maio de 2009 11:25


Lançamento

Título da Editora Fórum será lançado dia 15/5

Acontece amanhã, dia 15/5, o lançamento da obra "Filosofia Jurídica Prática", do filósofo do direito e constitucionalista português Paulo Ferreira da Cunha, publicado pela Editora Fórum. A sessão de autógrafos será realizada às 10h, após a palestra do autor sobre "A ordem política constitucional : novos rumos da democracia planetária", durante o III Congresso Latino Americano de Estudos Constitucionais.

O evento será realizado no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza/CE (av. Beira Mar, 2.500). Mais informações sobre o congresso, clique aqui.

Sobre a obra :

O Bolero de Ravel terá algo a ver com a Pirâmide normativa de Kelsen ? Será crime uma escultura de um sapo crucificado ? Um Presidente da República pode ir para o emprego de bondinho ? Todos são problemas de filosofia jurídica prática. Prática estética e artística, prática ética e moral, prática constitucional e política, em todas elas está presente a necessidade de escvolha, de valoração e juízo.

Entre os temas tratados na obra estão as relações entre liberdade, ética e Direito; a presença fundamental das virtudes e dos valores no Direito Constitucional de hoje e as vias de uma ética política republicana. A ligação da arte e da estética com o mundo jurídico - tanto na literatura, como nas artes plásticas ou na música - são outros desafios do presente livro.

Sobre o autor :

Paulo Ferreira da Cunha é filósofo do Direito, constitucionalista e escritor, tendo alcançado, por concurso e unanimidade, a primeira Cátedra do grupo de Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Pertence ainda, entre outras, à Natural Law Society, de Nova Iorque, à Academia Europeia de Teoria do Direito, em Bruxelas, e à International Association of Constitutional Law. É um dos fundadores das Associações Portuguesas de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social e de Ciência Política. Em 2006, ganhou com Lusofilias Menção Honrosa do Prêmio da SHIP e, em 2007, um dos prêmios Jabuti para o melhor livro de Direito, com Direito Constitucional Geral.

_________








______________