MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CAE do Senado poderá votar abatimento no IR dos gastos com academia quando houver recomendação médica

CAE do Senado poderá votar abatimento no IR dos gastos com academia quando houver recomendação médica

Os pagamentos efetuados a profissionais e estabelecimentos de atividade física, após recomendação médica, poderão ser abatidos no IR da pessoa física se o projeto de lei do Senado 340/07 for aprovado. Apresentada pelo senador Papaléo Paes (PSDB/AP), a proposição está na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos - CAE - de 19/5, às 10h.

Da Redação

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Atualizado às 12:30

Atividade Física

CAE do Senado poderá votar abatimento no IR dos gastos com academia quando houver recomendação médica

Os pagamentos efetuados a profissionais e estabelecimentos de atividade física, após recomendação médica, poderão ser abatidos no IR da pessoa física se o projeto de lei do Senado 340/07 for aprovado. Apresentada pelo senador Papaléo Paes (PSDB/AP), a proposição está na pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos - CAE, de 19/5.

O relator da matéria, senador Neuto de Conto (PMDB/SC), apresentou voto pela sua aprovação. O projeto autoriza a dedução do montante tributável dos pagamentos efetuados para professores de educação física; academias de atividades físicas, desportivas, de natação e escolas de esportes; e academias de dança, capoeira, ioga e de artes marciais. Para o abatimento é necessário diagnóstico e indicação de tratamento constante em laudo médico.

O senador Gerson Camata (PMDB/ES) apresentou emenda ao projeto autorizando também a dedução dos gastos realizados pelo contribuinte na compra de alimentos light ou diet indicados por médico ou nutricionista. Porém, Neuto de Conto, apesar de reconhecer a boa intenção da proposta, preferiu recomendar a rejeição desta emenda em seu parecer.

Caso aprovada, a emenda geraria grave distorção no sistema tributário, além de prejudicar sua neutralidade. Efetivamente, nem mesmo gastos com medicamentos podem ser utilizados para deduzir a base de cálculo do IR - justifica o relator.

A CAE também poderá analisar voto favorável do senador Raimundo Colombo (DEM/SC) ao projeto do senador Renan Calheiros (PMDB/AL) que autoriza a criação do Programa de Apoio aos Pequenos e Médios Fornecedores de Cana-de-Açúcar - Proaf. A proposição já foi aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Na semana passada Renan ocupou a tribuna do Plenário para pedir a apreciação do seu projeto.

________________