MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Emanuel Oliveira e Teodozio de Souza Lopes tomam posse como desembargadores do TJ/SP

Emanuel Oliveira e Teodozio de Souza Lopes tomam posse como desembargadores do TJ/SP

Tomaram posse ontem, 19/5, como desembargadores do TJ/SP, os magistrados Emanuel Oliveira e Teodozio de Souza Lopes. A solenidade foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça e a abertura foi feita pelo presidente do TJ/SP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi.

Da Redação

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atualizado às 08:37


Solenidade

Emanuel Oliveira e Teodozio de Souza Lopes tomam posse como desembargadores do TJ/SP

Ontem, 19/5, aconteceu a posse de Emanuel Oliveira e Teodozio de Souza Lopes, os novos desembargadores do TJ/SP. A solenidade foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça e a abertura foi feita pelo presidente do Tribunal, o desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi.

Em nome do Tribunal, o desembargador Wellington Maia da Rocha, fez um breve relato da trajetória dos magistrados, ressaltou a experiência deles "na luta de buscar a justiça na finalidade de proferir a decisão mais adequada à lide, com o anseio de eternamente apaziguar os litigantes", concluiu o orador.

O agora, desembargador Teodozio de Souza Lopes, iniciou seu discurso agradecendo o apoio e a ajuda que obteve da família, professores e amigos para seu ingresso na magistratura. "Não sei lidar muito bem com datas, mas não esqueço fatos, atos e pessoas", disse o desembargador, ao mencionar alguns acontecimentos e a dedicação de funcionários ao longo de sua carreira.

Já o desembargador Emanuel Oliveira, falou da responsabilidade do cargo :

"E dentro deste cenário que se exige hoje do magistrado novas posturas e claras idéias, não mais comprometidas unicamente com a solução dos litígios individuais, mas que assuma uma função verdadeiramente arquitetônica, de composição geral da vida pública, pondo em relevo a ética social e o sistema de valores, sempre voltado para os princípios e garantias da pessoa humana", finalizou.

O presidente do TJ, Vallim Bellocchi, encerrou a solenidade citando nomes que já passaram pelo Tribunal, desejando aos novos desembargadores uma vida longa e desempenho glorioso como tiveram até o momento no exercício da magistratura.

(Emanuel recebe o colar de mérito)

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, Emanuel Oliveira iniciou na magistratura como juiz substituto em 1985, nomeado para a 20ª Circunscrição Judiciária com sede na comarca de Itu. Desde 2003, exerce o cargo de juiz substituto em segundo grau.

(Teodozio recebe o colar de mérito)

O desembargador, Teodozio de Souza Lopes, é bacharel pela Faculdade de Direito de Osasco. O ingresso na magistratura deu-se em 1983, ocasião que foi nomeado para a 34ª Circunscrição Judiciária, com sede em Piracicaba. Em 2004, assumiu como juiz substituto em 2º Grau.

___________________