MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio "Publicações especializadas em finanças avançadas - Uqbar"

Resultado do sorteio "Publicações especializadas em finanças avançadas - Uqbar"

Da Redação

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atualizado em 21 de maio de 2009 08:46


Sorteio de Obra

Migalhas sorteia quatro publicações especializadas em finanças avançadas, com foco na tecnologia de securitização. Os títulos são "Quem é Quem em Securitização no Brasil", "Manual Uqbar de Securitização: Um Glossário de Termos", "Securitização e Financiamento Imobiliário" e "Finanças Estruturadas". Todas as obras são idealizadas, revistas e organizadas, e foram gentilmente oferecidas pela equipe da Uqbar. Dois migalheiros serão premiados com as obras citadas.

Sobre as obras :

Quem é Quem em Securitização no Brasil - Diretório Uqbar de Instituições e Pessoas - Edição 2008 - 2 exemplares

A edição 2008 do "Quem é Quem em Securitização no Brasil - Diretório Uqbar de Instituições e Pessoas" segue a mesma linha desenvolvida em 2007, acrescentando algumas novidades importantes. Seguindo a mesma linha da 1ª edição, o Diretório 2008 funciona como um guia rápido de consulta sobre os participantes, instituições e pessoas, do mercado brasileiro de securitização. A nova edição tem dois segmentos adicionais "Cedentes" e "Investidores Institucionais" e três seções distintas: Instituições participantes classificadas por segmento do mercado de securitização em ordem alfabética com os principais responsáveis da área; Lista com os nomes dos profissionais participantes do mercado organizados por ordem alfabética; Lista com os nomes das instituições participantes, também por ordem alfabética para facilitar a busca. Através destas listas, informações sobre qualquer participante ou instituição poderão ser facilmente localizadas.

Como vem sendo demonstrado nos últimos anos, a securitização é uma tecnologia financeira com um enorme potencial no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, como ocorre com todas as tecnologias inovadoras, esta ainda é altamente desconhecida ou conhecida apenas superficialmente pela maioria dos possíveis participantes deste mercado. Para estimular o maior conhecimento desta nova forma de intermediação financeira e, conseqüentemente, o seu uso, a Uqbar decidiu elaborar o Manual Uqbar de Securitização.

Manual Uqbar de Securitização: Um Glossário de Termos - 2 exemplares

Como vem sendo demonstrado nos últimos anos, a securitização é uma tecnologia financeira com um enorme potencial no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, como ocorre com todas as tecnologias inovadoras, esta ainda é altamente desconhecida ou conhecida apenas superficialmente pela maioria dos possíveis participantes deste mercado. Para estimular o maior conhecimento desta nova forma de intermediação financeira e, conseqüentemente, o seu uso, a Uqbar decidiu elaborar o Manual Uqbar de Securitização.

O Manual Uqbar de Securitização tem como objetivo desmistificar a tecnologia financeira da securitização e assim ampliar o número de participantes neste mercado.

O conteúdo consiste de um glossário de termos técnicos, palavras, siglas e frases relacionados ao tema de securitização e apresentados de forma inovadora, com imagens, gráficos e tabelas. É um livro de referência para profissionais do mercado tais como investidores institucionais, corretores, distribuidores, bancos comerciais, bancos de investimento, empresas e pessoas físicas. O objetivo é que o mesmo faça parte do dia-a-dia do mercado, de preferência estando sempre presente sobre as mesas de trabalho.

Securitização e Financiamento Imobiliário - Anuário Uqbar 2007 - 2 exemplares

Publicação que concentra o mais completo compêndio de informações sobre o mercado brasileiro de securitização e financiamento imobiliário. No último mês de novembro o SFI - Sistema de Financiamento Imobiliário completou dez anos de existência legal no Brasil. A Lei 9.514 que o instituiu, estabeleceu um novo marco para a concessão de financiamento imobiliário no país e busca a criação de um mercado secundário para estes créditos através da securitização. Ou seja, criou um vínculo definitivo entre o setor imobiliário e o mercado de capitais. Apoiado neste novo arcabouço legal, temos presenciado nos últimos anos um crescimento contínuo na concessão do crédito a pessoas físicas, assim como na emissão de títulos lastreados por estes créditos. O ano de 2007, porém, foi especial. Além do aumento significativo do crédito concedido e securitizado, diversos acontecimentos marcaram um ano inesquecível para o mercado imobiliário. Dentre eles, talvez o mais importante tenha sido a consolidação do mercado de capitais como importante fonte de captação para este setor, seja através das emissões de ações de empresas do setor de construção, incorporação e investimentos imobiliários, seja através da criação de fundos dedicados a investimentos em diversos segmentos da área imobiliária.

Com o intuito de acompanhar este dinamismo e de retratá-lo fielmente com elevado grau de detalhes, a Uqbar idealizou esta publicação. Esta primeira edição traz, além de uma grande quantidade de indicadores sobre securitização e financiamento imobiliário, informações relevantes sobre questões regulamentares, jurídicas e tributárias relacionadas a estes mercados. O foco é o ano de 2007, porém, sempre que possível, dados e informações de anos anteriores são fornecidos para que o leitor possa ter uma visão histórica do desenvolvimento destes mercados. Acreditamos que esta nova publicação servirá de referência, ponto de partida, para qualquer pessoa interessada em obter dados e informações sobre securitização e financiamento imobiliário e trará contribuições importantes para os leitores e o mercado em geral.

Finanças Estruturadas - Anuário Uqbar 2008 - 2 exemplares

Publicação que concentra o mais completo compêndio de informações sobre o mercado brasileiro de Finanças Estruturadas.

O mercado brasileiro de finanças estruturadas encontra-se em plena expansão. Em 2007, a emissão de títulos de securitização - cotas de fundos de investimento em direitos creditórios e certificados de recebíveis imobiliários - alcançou um novo recorde histórico : R$15,70 bilhões. Um crescimento de aproximadamente 30,5% comparativamente ao ano anterior. Taxas similares são observadas para outros títulos, fomentando e pavimentando assim as bases para uma forte expansão do mercado para os próximos anos.

O ciclo é extremamente virtuoso. O crescimento atrai novos participantes para o mercado, que por sua vez, reduzem custos, os quais viabilizam um número maior de operações, ampliando os segmentos da economia que passam a usufruir dos benefícios desta tecnologia financeira. Novas operações realimentam o processo gerando mais crescimento. Baseado nesta expectativa positiva e na excelente receptividade do mercado ao Anuário Uqbar 2007 - Securitização e Financiamento Imobiliário idealizamos uma publicação especifica para o mercado de finanças estruturadas.

_______________

Ganhadores :

  • Beatriz Trovo - Advogada do escritório Motta, Fernandes Rocha - Advogados, em São Paulo/SP
  • Dáuvanny Costa - Advogada do escritório Costa Lopes Advocacia, em Mogi Guaçu/SP


______________