MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório apóia casa de acolhida para jovens em situação de risco social

Escritório apóia casa de acolhida para jovens em situação de risco social

Dando continuidade ao seu trabalho de responsabilidade social, o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados passou a apoiar a Casa Taiguara, entidade que acolhe crianças e adolescentes afastados de suas famílias pelos mais diversos motivos, principalmente aqueles que estão nas ruas de São Paulo.

Da Redação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atualizado às 11:10


Social

Escritório que apóia Casa Taiguara, para jovens em situação de risco social, recebeu visita de educandos da entidade

Dando continuidade ao seu trabalho de responsabilidade social, o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados passou a apoiar a Casa Taiguara (clique aqui), entidade que acolhe crianças e adolescentes afastados de suas famílias pelos mais diversos motivos, principalmente aqueles que estão nas ruas de São Paulo.

A banca, por meio de seu Comitê de Projetos Sociais, já apoiava projetos voltados a crianças e adolescentes, especialmente o Lar Betânia e o Amigos da Inocência (ambos abrigos para crianças carentes) e, na área de educação, é parceiro da Escola Estadual Presidente Kennedy.

A Casa Taiguara acolhe jovens 24 horas por dia, oferecendo moradia adequada, educação, higienização, saúde, apoio psicológico, orientação profissional e assistência social aos educandos e seus familiares. A entidade possui cinco unidades atendendo cerca de 2 mil jovens ao ano.

O apoio incluiu a visita de quatro educandos da unidade Casa Verde à sede do escritório, no dia 17/06. Os adolescentes (três meninas e um menino), com idades entre 14 e 17 anos, estão na escola e participam de diversos cursos profissionalizantes (restauração, paisagismo, etc.) e atividades extracurriculares (desenho e pintura). Eles puderam conhecer a história e funcionamento da banca, bem como conversar com advogados e funcionários da área administrativa.

Segundo Adriana Pallis, sócia do escritório e presidente do Comitê de Projetos Sociais, "Esses jovens sofreram limitações, viveram de forma conturbada e precisam mudar suas histórias e enxergar uma vida diferente, estável. Por isso apesar do apoio financeiro ser importante, é fundamental oferecer algo além disso. Nesta visita, pudemos apresentar em profundidade a advocacia como forma de incentivá-los a estudar e apostar numa carreira e orientar os jovens sobre as diversas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, como estágio, cursos profissionalizantes e as oportunidades oriundas da Lei do Aprendiz". Outro ponto importante foi a apresentação das oportunidades de emprego em áreas administrativas do escritório, sem estarem restritas à carreira jurídica, aproximando esses jovens que ainda estão na escola de um primeiro emprego.

O principal objetivo da visita foi dar referências profissionais aos jovens. "O acolhimento de jovens nas ruas é fundamental, mas não é suficiente para reintegrá-los a sociedade. Por isso, nosso trabalho inclui o retorno a escola, atividades culturais e profissionalizantes. No entanto, notamos que os jovens não tinham referências de outras profissões. Muitos que deixavam a Casa tinham como única referência os educadores sociais. Por isso, passamos a realizar visitas a empresas, para abrir o leque de oportunidades e criar desejos", explica o responsável pelo desenvolvimento institucional da Casa Taiguara, Mendel Begun.

Os educandos puderam conversar inclusive com o CEO do escritório, o sócio Nei Zelmanovits, que contou um pouco de sua história profissional.

"Comecei no escritório como estagiário e alcancei o posto atual com muito estudo, trabalho e esforço. Muitas organizações, como o escritório, premiam o mérito de seus colaboradores. Se eles se dedicarem, estudarem e trabalharem muito poderão correr atrás de seus sonhos", afirmou o CEO.

____________

____________