segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

TJ/AC entrega novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira à comarca de Sena Madureira

O presidente do TJ/AC, desembargador Pedro Ranzi, entregou na sexta-feira, 26/6, à população do município de Sena Madureira, o novo Fórum "Desembargador Vieira Ferreira", nome que homenageia Fernando Luiz Vieira Ferreira, o primeiro Juiz de Direito do Território Federal do Acre e Desembargador dos Tribunais de Apelação de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

terça-feira, 30 de junho de 2009


Solenidade

TJ/AC entrega novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira à comarca de Sena Madureira

O presidente do TJ/AC, desembargador Pedro Ranzi, entregou na sexta-feira, 26/6, à população do município de Sena Madureira, o novo Fórum "Desembargador Vieira Ferreira", nome que homenageia Fernando Luiz Vieira Ferreira, o primeiro juiz de Direito do Território Federal do Acre e desembargador dos Tribunais de Apelação de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

A solenidade de entrega foi prestigiada por diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre elas o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, e o representante do governador do Estado, procurador Cristovam Pontes de Moura.

Também prestigiaram o ato o presidente da OAB/AC, Florindo Poersch, o deputado estadual Gilberto Diniz e o secretário de saúde do Município de Rio Branco, Pascal Kalil, além de magistrados, diretores, assessores e servidores do Judiciário.

A execução do Hino Nacional Brasileiro marcou o início da solenidade, que teve prosseguimento com o descerramento da placa inaugural pelo Presidente do TJ/AC e autoridades presentes.

Em seguida, foi feita a apresentação de um vídeo institucional sobre a fundação da comarca, que prestou uma homenagem a algumas personalidades que fazem parte da história da Justiça no município, como os desembargadores Eva Evangelista, Arquilau Melo e Samoel Evangelista, os juízes de Direito Olívia Ribeiro e Luis Camolez, a ex-prefeita Antonia Vieira, em cuja administração foi realizada a doação do terreno ao Judiciário, e a servidora aposentada Osmira Albuquerque.

Ao cumprimentar os presentes, Pedro Ranzi falou de sua satisfação em poder entregar o novo Fórum à população do município. Ele ressaltou a importância da iniciativa da ex-presidente Izaura Maia, de oferecer melhor estrutura e conforto aos cidadãos que procuram o local e aos servidores que nele trabalham.

"Queremos que este local seja o ponto de encontro da saudação e da paz. O novo Fórum está aqui, pronto para ser utilizado. Saibam conservá-lo. Cuidem bem dele", enfatizou o Presidente.

A diretora do Foro da comarca de Sena Madureira, juíza de Direito Thaís Abou Khalil, destacou a importância da obra para a melhoria da prestação jurisdicional. "A população será melhor recebida neste novo local e esperamos poder oferecer, a partir dessa nova estrutura, um serviço cada vez qualificado", disse a magistrada, lembrando a passagem de Pedro Ranzi pela comarca, quando este ainda desempenhava as funções de juiz substituto.

O evento também contou com a participação do padre Rodrigo Tenro, que representou o padre Paulino Baldassari na bênção do novo prédio. A solenidade foi encerrada com uma visita às novas instalações e um coquetel servido aos convidados.

Investimento

Construído em terreno doado pela Prefeitura, ao lado do Cartório Eleitoral e no Centro da cidade, o prédio abriga as varas cível e criminal, o Juizado Especial Criminal e o Tribunal do Júri da comarca. Possui sala de Administração, composta pelos Cartórios do Contador e do Distribuidor, sala de Conciliação, Informática, Protocolo, Oficiais de Justiça, Advogado, Defensoria Pública e MP.

Com 938,65m2 de área construída, orçada em R$ 1.119.611,68, a construção da unidade teve início em agosto de 2008, na gestão da desembargadora Izaura Maia e foi concluída neste ano, na administração do desembargador Pedro Ranzi.

Já em funcionamento desde o início do mês de junho, o novo Fórum Desembargador Vieira Ferreira tem garantido ambiente amplo e agradável à comunidade forense e aos jurisdicionados de Sena Madureira.

Comarca de 2ª Entrância, Sena Madureira possui hoje aproximadamente 5.800 processos em tramitação. A juíza de Direito Thaís Abou Khalil responde pela vara criminal, juizado especial criminal e diretoria do Foro; e o juiz de Direito substituto Robson Aleixo pela vara cível e juizado especial cível.

História

O Fórum da comarca de Sena Madureira foi instalado no dia 25 de setembro de 1968. O ato foi conduzido pelo desembargador Paulo Polly Nepomuceno, vice-presidente do TJ/AC à época, e contou com a presença do governador Jorge Kalume, dentre outras autoridades civis e militares. O Juiz de Direito Eduardo Vasconcellos de Mattos era o responsável pela comarca.

O nome "Desembargador Vieira Ferreira" tornou-se legítimo por força do Decreto Estadual 169, de 26 de setembro de 1968, assinado pelo então Governador Kalume, e publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 30 de setembro de 1968, data em que entrou em vigor.

  • Desembargador Samoel Evangelista, corregedor geral da justiça

"O fundamental é que o Judiciário aqui na comarca tem seu endereço, com instalações bem confortáveis e equipadas. Isso é bom para o nosso servidor, e ainda melhor para o jurisdicionado. Com a conclusão desta obra, é importante ressaltar que o Judiciário vem conquistando avanços em várias áreas. Nós temos a melhoria do espaço físico, tivemos recentemente a nomeação de novos Juízes Substitutos, agora mesmo estamos com um processo seletivo para nomeação de Juízes Leigos e Conciliadores. Tudo isso faz parte de um projeto que busca dotar a estrutura judiciária de meios capazes de atender melhor a nossa população."

  • Nilson Areal, prefeito de Sena Madureira

"Essa inauguração é fundamental para nossa cidade e todos nós estamos de parabéns. É uma honra para a Prefeitura de Sena ser parceira dos Poderes que se fazem presente em nosso município. Assim como foi doado um terreno para o Tribunal de Justiça, fizemos o mesmo com o Ministério Público."

  • Juiz de Direito, Luis Camolez, atual diretor do Foro da comarca de Rio Branco. Atuou em Sena Madureira no período de 1999 a 2003.

"Quando Juiz em Sena Madureira, consegui a doação deste terreno onde hoje está erguido o novo Fórum. É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dessa história. Tenho certeza que essas instalações realmente vêm oferecer melhores serviços. Eu vim prestigiar a inauguração porque estou maravilhado com esta nova unidade. Meus parabéns aos colegas que aqui estão, e à cidade de Sena, também, pelos novos ares".

  • Juíza de Direito Thaís Aboul Khalil, titular da vara criminal da comarca e diretora do Foro de Sena Madureira

"Este novo Fórum vem contribuir para a melhoria do nosso atendimento e do nosso trabalho. Aqui receberemos com mais comodidade e segurança os cidadãos que nos procuram. Além disso, os servidores agora possuem salas amplas e bem equipadas. Então, se por um lado é uma forma de motivação, por outro, o novo Fórum valoriza e fica à altura da histórica cidade de Sena Madureira".

_____________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/6/2009 12:57