MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Walter Ceneviva escreve sobre o querido Professor Goffredo da Silva Telles Jr.

Walter Ceneviva escreve sobre o querido Professor Goffredo da Silva Telles Jr.

Walter Ceneviva escreve sobre o querido Professor Goffredo da Silva Telles Jr. no jornal Folha de S. Paulo.

Da Redação

domingo, 5 de julho de 2009

Atualizado em 4 de julho de 2009 14:52


Eterno Mestre

Walter Ceneviva escreve sobre o querido Professor Goffredo da Silva Telles Jr. no jornal Folha de S. Paulo. Veja abaixo :

__________________
_____________

WALTER CENEVIVA

Goffredo

Pode-se dizer que as ideias expostas por Goffredo Telles Junior orientaram, mudaram e inspiraram muitos brasileiros

NA ANTIGA Grécia, séculos antes de Cristo, os heróis esportivos e os artistas populares eram mais conhecidos dos cidadãos do que os sábios e os filósofos.

Nesse campo, nada mudou no planeta Terra, quando se avalia a repercussão da morte recente de Goffredo da Silva Telles Junior, um dos grandes nomes da intelectualidade nacional, se comparada com a de artistas e esportistas conhecidos.

Dessa constatação nasceu a ideia de dar ao leitor a impressão pessoal de quem foi Goffredo e qual sua contribuição para o direito e para a civilidade brasileira, recordando os muitos anos em que tive o prazer de dialogar com ele.

Estiveram sempre presentes a firmeza e a amplitude de seus ideais, em visão equilibrada da distribuição da justiça. Este aspecto da sua personalidade repercutiu em seus atos; como professor, foi exemplo para os estudantes de direito, na graduação e na pós-graduação, empolgados, ano após ano, pela força do ensinamento recebido.

Goffredo foi professor titular da academia do largo São Francisco e acrescentou, em cada passo do magistério, a defesa vigorosa das liberdades públicas e das práticas democráticas.

Outro modo de ver o essencial dele está na leitura de seus livros. O mais intrigante de todos, "O direito quântico", foi dedicado a sua mulher, a advogada Maria Eugênia da Silva Telles, com quem teve a filha Olívia, que foi repórter desta Folha.

O livro sobre "o fundamento da ordem jurídica", conforme seu subtítulo, saiu em 1971 e despertou, desde logo, intenso debate. Nem por ser legal, a lei é legítima, escreveu no último capítulo, no qual reiterou o enquadramento sustentado em 1965 no ensaio "Resistência violenta aos governos injustos", encartado no volume "A democracia no Brasil".

Goffredo afirmou ilegítimas "as leis não nascidas do seio da coletividade, não confeccionadas em conformidade com os processos prefixados pelos representantes do povo, mas baixadas de cima, como carga descida na ponta de um cabo". Defendeu o respeito à liberdade e ao diálogo, no afirmar a legitimidade do direito quântico, por quantificar a movimentação humana, segundo o sistema ético de referência.

Foram de tal força os argumentos e a qualidade de sua exposição que os reiterou na abertura da "Carta aos Brasileiros", de 1977, para definir o Estado de Direito como o da obediência de Constituição emanada de Congresso democrático, em período no qual dominava a ditadura militar -cujas forças repressivas não hesitavam no uso da violência.

Depois dos muitos anos passados desde então, a "Carta" merece releitura, ao determinar, com clareza, rumos do pensamento verdadeiramente democrático, em prol do interesse geral. Defendia o afastamento da ordem jurídica ilegítima, da ditadura, que compunha a própria violência. Ao reverso, visava o retorno da legitimidade do direito vigente.

Pode-se dizer, sem temor de errar, que as ideias expostas por Goffredo da Silva Telles Junior orientaram, mudaram e inspiraram muitos brasileiros. Serve de exemplo sua definição: desordem é a ordem que não me convém.

Aplicada à ditadura, a reivindicação de liberdade democrática era desordem para os detentores do poder. A eles não convinha essa ordem com liberdade na circulação das ideias.

_________________
____________

Fonte: Folha de S.Paulo, 4/7/2009

_________________