MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Reforma da Justiça"

Resultado do sorteio da obra "Reforma da Justiça"

Da Redação

terça-feira, 14 de julho de 2009

Atualizado em 9 de julho de 2009 09:18


Sorteio de obra

Oferecida pelo COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional, a obra "Reforma da Justiça" (Impetus - 316p.), de Nagib Slaibi Filho, apresenta temas sobre a reforma da Justiça e fundamenta a independência do juiz.

Sobre a obra :


A Justiça é o estuário em que se precipitam os conflitos individuais e coletivos de nossa sociedade pluralista, diferenciada e, assim, conturbada. A reforma da Justiça se dirige não à instituição, mas aos homens porque eles é que fazem as instituições.

A reforma pode ser indicada pelos textos constitucionais, mas somente será realizada pelas pessoas, desde o mais humilde jurisdicionado até o mais alto Tribunal, passando pelo juiz, o advogado, o procurador, o serventuário e toda a multidão dos profissionais do Direito.

Mas não se confunda a Justiça com o juiz: ela é uma instituição social em busca de um ideal, ele é a sua idéia na busca de compreensão da realidade social e da aplicação do Direito. A independência do juiz é o fundamento desta obra, que pretende comentar alguns temas relevantes e prementes da Reforma da Justiça.

Sobre o autor :

Nagib Slaibi Filho é professor e conferencista de Direito. Livre Docente em Direito Público pela Universidade Gama Filho. Doutorando em Direito pela Universidade Gama Filho. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense. Magistrado no Estado do Rio de Janeiro desde 1982. Desembargador da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Salgado de Oliveira. Membro Honorário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro Benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.


_______________

Ganhador :

Wellington Santos Ferreira, advogado do escritório Fragata e Antunes Advogados Associados, de Salvador/BA


___________