terça-feira, 19 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Senado aprova projeto que torna obrigatória esterilização dos instrumentos de manicure e tatuador

O Senado aprovou ontem, 15/7, a obrigatoriedade de desinfecção e esterilização dos instrumentos e utensílios utilizados por barbeiros, manicures, pedicuras e tatuadores e aplicadores de piercings.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Esterilize

Senado aprova projeto que torna obrigatória esterilização dos instrumentos de manicure e tatuador

O Senado aprovou ontem, 15/7, a obrigatoriedade de desinfecção e esterilização dos instrumentos e utensílios utilizados por barbeiros, manicures, pedicuras e tatuadores e aplicadores de piercings. O objetivo do PLC 1/09 (clique aqui) é garantir os usuários desses tipos de serviços que provocam - ou podem provocar - cortes ou perfurações no corpo, contra o risco de inoculação de agentes de doenças infecto-contagiosas, como Aids e hepatite, dos tipos B e C, transmitidos por meio de objetos perfurantes ou cortantes contaminados. A esterilização deve ser feita de acordo com as normas da vigilância sanitária.

O uso de instrumentos descartáveis é permitido e não está sujeito à obrigatoriedade de desinfecção e esterilização, mas devem ter os lacres abertos à vista dos clientes. Além disso, nos locais onde são prestados esses serviços, deverá ser mantido em local visível cartaz com os seguintes dizeres: "É permitida a utilização de aparelhos, instrumentos ou utensílios trazidos pelos usuários".

Aprovado com emenda, o projeto volta à Câmara dos Deputados.

_________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 16/7/2009 09:21