MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Reconvenção no Processo Civil"

Resultado do sorteio da obra "Reconvenção no Processo Civil"

Da Redação

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atualizado em 10 de agosto de 2009 09:45


Sorteio de obra

De autoria de Luis Guilherme Aidar Bondioli, o título "Reconvenção no Processo Civil" (Saraiva - 362p.), da Coleção Theotonio Negrão, constitui da tese de doutorado do autor que preocupa com as novas tendências que dominam a ciência processual. Um exemplar foi gentilmente doado pelo escritor.

Sobre a obra :

"Chega às mãos dos leitores a Coleção Theotonio Negrão, que a Editora Saraiva orgulhosamente apresenta à comunidade jurídica brasileira.

Theotonio Negrão, segundo afirmação própria, dedicou toda a sua vida profissional ao estudo da jurisprudência, "esse direito vivo, que nasce da própria realidade, esse impulso criador, que faz da letra fria da lei um bálsamo, que repara as injustiças e não permite que ela se estiole em abstrações metafísicas".

Mas Theotonio era também profundo conhecedor da doutrina jurídica. Como afirmou José Frederico Marques, "se o quisesse, poderia ter escrito um belo livro sobre algum tema jurídico transcendente, ou mesmo 'instituições' de qualquer dos vários ramos da ciência do Direito". Apesar da sua imensa carga de trabalho como advogado e atualizador dos seus códigos, dedicava considerável parte de seu tempo à leitura dos novos livros de processo civil, dando especial atenção às monografias de novos autores. Era sua "vocação para a atualidade", sua "condenação a não envelhecer".

Eis a razão por que, nesta coleção, foram selecionadas obras que inauguram as carreiras de seus jovens autores. Todas fruto de substanciosos estudos, aprovados com distinção em prestigiadas bancas acadêmicas, sobre temas instigantes de processo civil." José Roberto Ferreiro Gouvêa, coordenador.

Sobre o autor :

Luis Guilherme Aidar Bondioli é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Direito Processual Civil pela USP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Advogado em São Paulo.

_______________

 Ganhadora :

Ruth Cavalcante Ribas Pereira, advogada da Campari do Brasil Ltda., de Osasco/SP


___________