MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. No dia do advogado, prédio-sede da OAB/SP vai receber nome de Goffredo da Silva Telles Júnior

No dia do advogado, prédio-sede da OAB/SP vai receber nome de Goffredo da Silva Telles Júnior

Nesta terça-feira, 11/8, Dia dos Advogados e da instalação dos cursos jurídicos no país, às 17h, a OAB SP fará uma homenagem especial ao jurista Goffredo da Silva Telles Júnior , falecido aos 94 anos, no último mês de junho. Em cerimônia solene será descerrada placa, atribuindo seu nome ao prédio-sede que a OAB/ SP ocupa há 53 anos na Praça da Sé, 385.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atualizado às 16:37


11 de agosto


No dia do advogado, prédio-sede da OAB/SP vai receber nome de Goffredo da Silva Telles Júnior

Nesta terça-feira, 11/8, Dia dos Advogados e da instalação dos cursos jurídicos no país, às 17h, a OAB/SP fará uma homenagem especial ao jurista Goffredo da Silva Telles Júnior , falecido aos 94 anos, no último mês de junho. Em cerimônia solene será descerrada placa, atribuindo seu nome ao prédio-sede que a OAB/ SP ocupa há 53 anos na Praça da Sé, 385.

"Para honrar o dia do advogado, um defensor incansável do Estado Democrático de Direito e da cidadania, vamos prestar esta justa homenagem. Durante toda sua vida, o professor Goffredo da Silva Telles Júnior foi um advogado militante e um professor símbolo do Direito. Pela obra que deixou e pelas suas ações contra o regime de exceção honrou e engrandeceu a história da Advocacia em São Paulo e no Brasil. Nada mais justo que receba esta distinção da OAB/SP", diz Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da Ordem.

Para o presidente da OAB/SP, a homenagem terá o condão de assegurar que as futuras gerações de advogados não esqueçam a história e a biografia do prof. Goffredo, que durante 45 anos lecionou na Faculdade de Direito da USP, recebendo em vida todos os títulos acadêmicos da carreira, inclusive o último de Professor Emérito da Faculdade de Direito, numa reparação histórica, e inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth da OAB/SP, em 2004.

Em plena vigência da ditadura militar, em 1977, Goffredo leu sua "Carta aos brasileiros", exigindo a volta imediata do Estado de Direito. O documento tornou-se famoso e transformou-se em marco decisivo no processo de abertura democrática no país. "Para nós, a Ditadura se chama Ditadura, e a Democracia se chama Democracia. Os governantes que dão nome de Democracia à Ditadura nunca nos enganaram e não nos enganarão", afirmava em trecho do documento.

O prédio da OAB/SP foi inaugurado em 8 de dezembro de 1955, Dia da Justiça, e a solenidade contou com as presenças de Noé Azevedo, então presidente da OAB/SP, do governador Jânio Quadros e do secretário de Justiça, Lincoln Feliciano. O projeto arquitetônico do prédio de 12 andares foi elaborado pelos arquitetos Rino Levi e Roberto Cerqueira Cezar.

Para comemorar seu dia, os advogados de São Paulo terão um mês inteiro de eventos , promovidos pela OAB/SP e CAASP. No dia 11 haverá às 11h, Celebração Inter-Religiosa, no Mosteiro São Bento. Também estão previstos o tradicional Baile do Advogado, dia 15; o show com a Banda Jota Quest, dia 22; e a Jornada Jurídica, de 3 a 14 de agosto, com 30 palestras previstas sobre os mais variados temas de interesse da advocacia.




________________________





___________________