MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dia dos Reis Magos

Dia dos Reis Magos

A festa comemorada hoje

Da Redação

quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

Atualizado em 5 de janeiro de 2005 14:28

 

Dia dos Reis Magos

 

6 de janeiro

 

A festa comemorada hoje, marca a visita dos reis magos ao Menino Jesus, em Belém. Os Reis Magos eram três: Gaspar, cujo nome significa "Aquele que vai inspecionar"; Melchior, que quer dizer; "Meu Rei é Luz"; e Baltazar, que se traduz por "Deus manifesta o Rei".

 

Guiados por uma estrela, eles levaram ao Deus Menino ouro (representando o poder material), incenso (representando a nobreza) e mirra (significando o sacrifício que Jesus enfrentaria).

 

Segundo consta, os Reis Magos não eram reis, mas somente astrólogos vindos atraídos por um fenômeno astronômico. O título de "Reis" foi dado por influência de um trecho dos Salmos da Bíblia : " os reis de Tharsis oferecerão o incenso... ".

________

 

Folia de Reis

 

A folia de Reis louva os Reis Magos e o Menino Jesus

 

Folias são designativos de ranchos, grupos de pessoas que se deslocam acompanhando-se de cantos e instrumentos. São grupos que, por devoção, por gosto ou função social, peregrinam de casa em casa do dia de Natal até o dia 6 de janeiro, ponteando quase todas as regiões do Estado. Em cantoria, fazem uso de temas religiosos, da profecia ao nascimento de Jesus Menino, à visita dos Reis Magos.

 

Cumprem sempre, aproximadamente, os mesmos rituais de chegada e despedida, visitando os amigos e os devotos, atendendo pedidos e tirando promessas. Bastiões, marungos e palhaços são personagens sempre presentes nestes folguedos, com máscaras confeccionadas nos mais diversos materiais. Com trajes vistosos, divertem a todos com seus saltos acrobáticos, dançando, declamando romances tradicionais, jogando versos decorados.

________