MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ensaios sobre o Direito Imaterial - Estudos dedicados a Newton Silveira"

Resultado do sorteio da obra "Ensaios sobre o Direito Imaterial - Estudos dedicados a Newton Silveira"

Da Redação

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atualizado em 11 de setembro de 2009 11:17


Sorteio de obra

Organizada por Karin Grau-Kuntz e Denis Borges Barbosa, a obra coletiva Ensaios sobre o Direito Imaterial - Estudos dedicados a Newton Silveira" homenageia o advogado, sócio do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados. O livro é presente do homenageado.

Sobre a obra :

"Conheci o Prof. Newton Silveira no início dos anos 90, quando, ainda estudante do curso de Direito, comecei a estagiar no escritório dos Silveira. Naquela época o Dr. Sebastião Silveira pai do prof. Newton Silveira ainda ia todos os dias ao escritório trabalhar.

Foi lá, em uma casa bonita na ladeira que desce para o estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde, orientada pelo Prof. Newton, aprendi o quem vem a ser uma marca Foi lá onde vi, pela primeira vez um pedido de patente e onde compreendi o que e direito de autor E foi lá durante aquele período como aprendiz, que minha mãe e o Prof. Newton se conheceram e se casaram.

O Prof. Newton deixou, então, de ser "o professor" para se tomar muito mais. Expressão de carinho ele manifesta quando a todos me apresenta como sua filha, enquanto eu e meus filhos também cuidamos de preservá-la nos referindo a ele como o "vovô Newton".

Nessa relação afetuosa é bastante para explicar as razões que me motivaram a, junto com o amigo muito querido Denis Borges Barbosa, organizar esta coletânea de ensaios sobre Direito Imaterial. Mas a homenagem que aqui presto ao "vovô Newton" ultrapassa os limites da relação pessoal e ainda vai muito mais além do fato dele ter sido o responsável pela minha escolha profissional de dedicação ao ramo do Direito Imaterial e pelo apoio profissional contínuo e incondicionado.

A admiração que aqui quero expressar é, antes de tudo, admiração da aluna ao professor pioneiro e generoso.

Professor pioneiro em razão do interesse pelo Direito Imaterial. Já nos anos 70, quando pouco se falava na matéria no Brasil, o Prof. Newton Silveira já a estudava e escrevia sobre ela. Já era um grande nome. Professor generoso pela forma como lida e transmite o conhecimento. Nem todos aqueles que têm o privilégio do acesso ao conhecimento são generosos no repartir das informações. A insegurança e a competição profissional acirrada levam muitos a guardarem o conhecimento só para si, ou a serem preconceituosos em relação ao círculo dos destinatários para o qual estão dispostos a transmiti-lo. Já o Prof. Newton Silveira é nobre e democrático em relação ao conhecimento. É assim um verdadeiro professor, aquele que transmite uma ciência, divulgando-a." Karin Grau-Kuntz, organizadora

Sobre os organizadores :

Karin Grau-Kuntz possui mestrado em Direito - Ludwig Maximilian Universität e doutorado em Direito - Ludwig Maximilian Universität. Atualmente é coordenadora acadêmica e pesquisadora na Alemanha (Estudos Europeus) do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual. Atua principalmente nas seguintes áreas: propriedade intelectual, interface da propriedade intelectual com o direito antitruste, interface da propriedade intelectual com o direito constitucional, história da propriedade intelectual.

Denis Borges Barbosa é advogado no Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara. Mestre em Direito pela Columbia University School of Law, Nova York. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho. Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Procurador do Município do Rio de Janeiro, aposentado. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Propriedade intelectual do INPI e na pós-graduação (stricto sensu) da Faculdade de Direito da USP, assim como nos Cursos de pós-graduação (lato sensu-Especialização) em Propriedade Intelectual da PUC/RJ, da Universidade Cândido Mendes, da UERJ, da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, da FGV/SP, do Centro de Extensão Universitária - CEU e da Faculdade Metropolitana de Curitiba.

_______________

 Ganhador :

Valdir dos Santos Laini, de Tramandaí/RS











___________