MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP empossa três novos desembargadores : Francisco Olavo Guimarães Peret Filho, Sérgio Antonio Ribas e Valdecir José do Nascimento

TJ/SP empossa três novos desembargadores : Francisco Olavo Guimarães Peret Filho, Sérgio Antonio Ribas e Valdecir José do Nascimento

Tomaram posse ontem, 29/9, como desembargadores do TJ/SP, Francisco Olavo Guimarães Peret Filho, Sérgio Antonio Ribas e Valdecir José do Nascimento. A Corte, agora, conta com 355 desembargadores.

Da Redação

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atualizado às 09:19


Posse

TJ/SP empossa três novos desembargadores

Tomaram posse ontem, 29/9, como desembargadores do TJ/SP, Francisco Olavo Guimarães Peret Filho, Sérgio Antonio Ribas e Valdecir José do Nascimento. A Corte, agora, conta com 355 desembargadores.

A cerimônia - realizada no Salão do Júri do Palácio de Justiça - foi aberta pelo presidente do TJ/SP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, que, além da posse, destacou o fato de que "pela primeira vez o Tribunal tem, em um evento, uma magistrada como oradora".

A desembargadora Zélia Maria Antunes Alves foi a oradora em nome do TJ: "Senti-me profundamente honrada com o convite do desembargador Vallim Bellocchi para saudar os novos desembargadores". "A justiça é a esperança de uma época e o magistrado, o seu oficiante. Aos desembargadores ora empossados, as nossas congratulações e votos de pleno sucesso. Sejam bem-vindos e que Deus os abençoe".

O primeiro a discursar foi o desembargador Valdecir José do Nascimento. "Agradeço as amáveis palavras de recepção, a Deus e às pessoas que colaboraram para a minha formação pessoal e profissional. Hoje encontro-me extremamente feliz por integrar de maneira permanente esse Colendo Tribunal", disse o magistrado.

Em seguida, falou o desembargador Francisco Olavo Guimarães Peret Filho: "Vivo nesta data a consecução de um sonho iniciado no ensino secundário. Quase 26 anos se passaram. Agradeço à minha família, aos colegas de Câmara e à desembargadora Zélia Maria Antunes Alves pela saudação recebida. Peço a Deus que me dê força para cumprir essa função até quando for possível. Muito obrigado!".

Ao comentar as dificuldades da carreira, o desembargador Sérgio Antonio Ribas afirmou que "o aprendizado é uma constante e os obstáculos servem para nos lembrar o que somos, onde estamos e para onde vamos". "Se erros cometi, não o fiz de forma deliberada e consciente. Os sonhos nos ensinam a caminhar. Não podemos parar de sonhar. O magistrado não pode nem deve se desligar de sua condição humana", disse. Depois de fazer agradecimentos a familiares, colegas, amigos e servidores, o magistrado entregou um buquê de flores à mãe, que acompanhou o evento.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TJ, desembargador Roberto Vallim Bellocchi, destacou o tempo de vida que os juízes levaram para chegar ao mais alto grau da carreira. "Fica aqui a homenagem à ilustre plateia e aos novos desembargadores, e que tenham eles as mesmas alegrias que tiveram até aqui", finalizou.

Breves currículos

Francisco Olavo Guimarães Peret Filho nasceu no dia 13 de dezembro de 1958, na cidade de São Paulo, e colou grau na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1981. Iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1º grau na 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André, em 1984. No mesmo ano, foi promovido para o Foro Distrital de Piquete da comarca de Lorena e, em seguida, para a comarca de Tatuí.

Chegou à 3ª entrância em 1986 e à Entrância Especial em 1994, tendo sido removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau no ano de 2006.

O desembargador Sérgio Antonio Ribas nasceu na cidade de Castro, Paraná, em 16 de abril de 1957. Colou grau como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1982 e começou a carreira de magistrado em 1985, nomeado para a 41ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ribeirão Preto. Passou também pelas comarcas de Teodoro Sampaio, Birigui e Suzano. Chegou à capital em 1989.

Em 2004, Sérgio Ribas foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau.

Nascido em 3 de fevereiro de 1958 em Votuporanga, São Paulo, Valdecir José do Nascimento graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito Riopretense em 1980. Iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1º grau em 1985, na Circunscrição Judiciária com sede em Santo André (3ª CJ). Passou também pelas comarcas de Juquiá, Registro e Jundiaí até chegar à comarca da capital em 1987.

Em 2004, Valdecir do Nascimento foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau.

  • Confira abaixo fotos da cerimônia de posse :

__________________


Desembargador Francisco Peret


Desembargador Sérgio Antonio Ribas


Desembargador Valdecir José do Nascimento


Cerimônia de posse no Salão do Júri

_________________
_____________

Fonte : TJ/SP

_________
_________________