MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP instala 3ª vara da comarca de Votorantim

TJ/SP instala 3ª vara da comarca de Votorantim

O presidente do TJ/SP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, instalou, na tarde de sexta-feira, 2/10, a 3ª vara da comarca de Votorantim.

Da Redação

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atualizado às 08:52


Solenidade

TJ/SP instala 3ª vara da comarca de Votorantim

O presidente do TJ/SP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, instalou, na tarde de sexta-feira, 2/10, a 3ª vara da comarca de Votorantim.

Na abertura da solenidade de instalação, a juíza responsável pela nova vara, Karla Peregrino Sotilo, disse que sabe das dificuldades enfrentadas pela Presidência do TJ/SP, consequência de sua grandeza, representada por 18 milhões de processos em andamento e pelo número reduzido de funcionários. Apesar disso, a proposta de instalação da nova vara foi apresentada à presidência por meio de uma comitiva de Votorantim, formada por juízes e representantes do Executivo e Legislativo da cidade, em audiência no Palácio da Justiça.

Após o encontro, os magistrados mantiveram frequentes contatos com juízes assessores e com o próprio presidente Vallim Bellocchi. Depois de algum tempo, magistrados de Votorantim foram surpreendidos com a divulgação da data de instalação da 3ª vara. A juíza terminou sua fala se comprometendo a dar o seu melhor por uma prestação jurisdicional rápida e eficaz.

O presidente do TJ, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellochi, iniciou sua fala dizendo que a solenidade não é apenas do Poder Judiciário, mas dos três poderes de Votorantim - Executivo, Legislativo e Judiciário - numa demonstração clara da interdependência dos poderes em prol do bem público.

O presidente revelou que, antes da solenidade, conversava com juízes, delegados e promotores sobre as dificuldades para a instalação de uma nova vara e que isso acontece porque não foi previsto que o Estado de São Paulo iria crescer como cresceu e a consequência disso é que a Justiça vem pagando esse preço.

Ele prosseguiu, ressaltando que o TJ/SP vem se esforçando para a implantação de uma rede lógica de informática com a maior rapidez possível. "Acontece que a velocidade da informática nem sempre pode ser acompanhada por uma estrutura administrativa instalada há anos como a do Tribunal paulista", afirmou Vallim Bellocchi.

Nesse sentido, o presidente anunciou que estudos estão em sua fase final para a implantação das câmaras digitais de julgamento, lembrando também o pioneirismo de São Paulo na criação do Fórum Digital Nossa Senhora do Ó.

Ele encerrou a solenidade, salientando que durante a sua gestão têm sido chamados de 100 a 200 escreventes por mês e que novos cargos estão em fase final de criação para suprir as necessidades de servidores em todo o Estado.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Carlos Augusto Pivetta, o promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora, o representante da OAB local, João Dalmacio, além de vereadores de Votorantim, entre outras autoridades.

VOTORANTIM

A cidade localiza-se a 106 km da capital e tem aproximadamente 100 mil habitantes. O Judiciário local possui cerca de 60 funcionários e circulam pelas dependências do fórum cerca de 300 pessoas por dia. Votorantim pertence à 19ª Circunscrição Judiciária, cuja sede é Sorocaba, à qual pertencem também as comarcas de Ibiúna, Piedade, Pilar do Sul, São Roque e Mairinque. A juíza diretora do Fórum é Graziela Gomes dos Santos Biazim e a magistrada responsável pela 3ª vara é Karla Peregrino Sotilo.

Segundo as estatísticas, estão em tramitação no Judiciário local 24.151 processos, dos quais 722 deram entrada no último mês de agosto.

_______________________