MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado da promoção Especial : Dia do Professor

Resultado da promoção Especial : Dia do Professor

Da Redação

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atualizado em 14 de outubro de 2009 10:06


Promoção Especial : Dia do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15/10. Para festejar a data e prestigiar os mestres, Migalhas preparou uma semana especial de sorteios para os professores.

Serão quatro dias e quatro educadores premiados. O quarto e último professor premiado receberá em casa o título : "Instituições de Direito Penal" (Saraiva - 7ª edição - v.I - Tomo I e II), do saudoso mestre Basileu Garcia.

Para participar o PROFESSOR deverá enviar um e-mail com nome completo, instituição que leciona e disciplina que ministra. (Clique aqui)

Conheça a obra e não deixe de participar !

"Instituições de Direito Penal" (Saraiva - 7ª edição - v.I - Tomo I e II)

A obra clássica de Basileu Garcia, editada pela primeira vez em 1951, atualizada por uma equipe de colaboradores que se atentaram às mudanças ocorridas nos últimos 50 anos desde o lançamento da primeira edição, sem deixar de preservar as suas características tão consagradas. Nesta nova edição foram incorporados à obra original dois tipos de textos : notas de atualização elaboradas sobre todos os tópicos que sofreram alterações legislativas e artigos de colaboradores que apresentam as profundas transformações sofridas no campo do estudo sobre o crime e a pena nos últimos 50 anos.

Sobre o autor :

Basileu Garcia iniciou a rica vida intelectual que o tornaria ícone no Direito, ainda quando estudante, militou na imprensa, tendo sido redator-secretário do "Diário da Noite", e depois de ter se diplomado foi durante um ano redator-chefe do "Diário de S. Paulo". Mais tarde, ingressou no Ministério Público. Honrando os quadros da instituição, foi Promotor de Justiça na capital paulista, tendo ocupado por três vezes, interinamente, o cargo de Procurador Geral do Estado, denominação que na época tinha o atual cargo de Procurador Geral de Justiça. Durante um ano esteve afastado da promotoria para exercer em comissão o cargo de Diretor Geral da Secretaria de Segurança Pública no governo de Armando Sales de Oliveira. 

_______________

Ganhadora :


Simone Schreiber, professora de Direito Processual Penal, da UFRJ - "Instituições de Direito Penal" (Saraiva - 7ª edição - v.I - Tomo I e II), do saudoso mestre Basileu Garcia.

 

____________

_______
___________

  • No Brasil

No dia 15/10/1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1/6 a 15/12, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa - e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15/10, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 1410/1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

___________