MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador José Olegário Monção recebe título de cidadão de Salvador/BA

Desembargador José Olegário Monção recebe título de cidadão de Salvador/BA

O desembargador José Olegário Monção Caldas vai receber o título de Cidadão de Salvador no próximo dia 27, às 19h, em solenidade dirigida pelo vereador Alan Sanches, presidente da Câmara Municipal, no Plenário Cosme de Farias.

Da Redação

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Atualizado às 16:05


Título

Desembargador José Olegário Monção recebe título de cidadão de Salvador/BA

O desembargador José Olegário Monção Caldas vai receber o título de cidadão de Salvador no próximo dia 27, às 19h, em solenidade dirigida pelo vereador Alan Sanches, presidente da Câmara Municipal, no Plenário Cosme de Farias.

O título, requerido pelo vereador Téo Senna, foi aprovado por unanimidade e, na avaliação do desembargador, as razões da sua outorga prendem-se mais a uma época menos contemporânea, ligada ao tempo em que ele militava na imprensa.

"Vejo como uma homenagem não tanto pela minha atividade na magistratura, mas pela minha vida de jornalista, pelas atividades culturais e políticas que desenvolvi em Salvador, a exemplo dos tempos em que fui assessor de imprensa do prefeito Clériston Andrade, na década de 1970, ou em diversos órgãos públicos", disse o desembargador, lembrando, ainda, da passagem pelas redações dos jornais Estado da Bahia, Diário de Notícias, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia e A Tarde, além das revistas Manchete e Fatos e Fotos.

José Olegário Monção Caldas nasceu na cidade de Nazaré em 1947 e, em 1964, em plena efervescência política, veio para Salvador, onde passou a estudar. "Minha participação na vida cultural, política e boêmia de Salvador, quando boemia era definida como cultura e arte, vem desde esse tempo, e muitas foram as reportagens que escrevi nesses setores, tendo recebido prêmios por algumas delas", resumiu ele.

Filho do comerciante Silvino de Souza Caldas e de Maria Benedita Monção Caldas, diplomou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1973, ingressando na magistratura em 1981, na Comarca de Taperoá. Foi promovido para a 8ª vara Criminal da Capital, em 1988, e promovido a desembargador em março de 2007.

_______________