MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio das obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"

Resultado do sorteio das obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"

Da Redação

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atualizado em 17 de novembro de 2009 09:56


Sorteio de obras

Migalhas tem a honra de sortear as obras "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (394p.), organizada por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves; e "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo" (553p.), coordenada por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira, ambas da editora Jus Podivm e doadas por Marcos Ehrhardt Jr.

Sobre as obras :

"Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (394p.)

Pode-se dizer que os artigos que compõem essa obra organizada por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves, têm um mesmo ponto em comum, a abordagem dos temas sob uma visão eminentemente personalística - desvinculada do tom patrimonialista que marcou o Direito Civil da centúria passada -, focada em princípios constitucionais como o da dignidade da pessoa humana, solidariedade familiar, melhor interesse do menor, liberdade, igualdade e pluralidade.

Além disso, esses artigos vão permitir que o leitor tenha contato mais próximo e detalhado com temas que muitas vezes não são abordados em manuais com a mesma profundidade.




"Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo" (553p.)

O fio condutor do presente trabalho coordenado por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira, como se depreende do título proposto, é demonstrar a aplicação dos princípios constitucionais nas relações jurídicas de família.

Como sabido, o fenômeno da constitucionalização do Direito Civil atingiu seu ápice com a Constituição Federal/88, ocasião em que os pilares clássicos do Direito Civil, a saber: família, propriedade e contrato, passaram a ser tratados na esfera constitucional, o que culminou com uma hermenêutica própria destinada a esses institutos. Certamente foi o Direito de Família o que mais sofreu os reflexos das vicissitudes desse processo transformativo, mediante a aplicabilidade dos princípios constitucionais inseridos numa nova tábua axiológica, bem como dos ares provenientes dos valores sociais e de sua incidência no conteúdo normativo daquele ramo.



Sobre os organizadores e coordenadores :

Marcos Ehrhardt Jr. é mestre em Direito pela UFAL. Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente de Direito Civil da UFAL. Especialista em Direito Constitucional pela UFAL. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Leonardo B. Moreira Alves é promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Professor de Direito Processual Penal no curso Praetorium BH/SAT. Especialista em Direito Civil pela PUC/MG. Mestrando em Direito Privado pela PUC/MG. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Fabíola S. Albuquerque é vice-diretora do CCJ/UFPE. Professora doutora do Departamento de Direito Privado do CCJ/UFPE. Professora dos cursos de mestrado e doutorado do CCJ/UFPE e coordenadora do curso de especialização em Direito Civil e Empresarial CCJ/UFPE. IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família/PE.

Catarina A. de Oliveira é professora de Direito Civil da Universidade Católica de Pernambuco e da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Mestre em Direito Privado pela UFPE. Doutoranda em Direito pela UFPE. Conselheira Estadual da OAB/PE. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PE. Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família. Advogada.

_______________

 Ganhadores :

Giovani Araújo e Sousa, de Quixelô/CE - "Leituras Complementares de Direito Civil - Direito das Famílias" (Jus Podivm - 394p.), organizado por Marcos Ehrhardt Jr. e Leonardo B. Moreira Alves


Helena Lima, assessora do TJ/RS, de Porto Alegre - "Famílias no Direito Contemporâneo - Estudos em Homenagem a Paulo Luiz Netto Lôbo"
(Jus Podivm - 553p.), coordenado por Fabíola S. Albuquerque, Marcos Ehrhardt Jr. e Catarina A. de Oliveira.


____________