MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atualizado às 07:03


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta terça-feira.

__________

"ABC do Direito - Verbetes e sua compreensão" (230 p.), escrito por Irineu Strenger e Guilherme Strenger e gentilmente oferecido pela LTr.

Este livro trata de ajudar os estudiosos do direito que têm interesse nos aspectos gerais como instrumento de ação para poder formar um juízo inteligente acerca dos procedimentos e meios de manter a supremacia do direito na vida do cidadão. O ABC do Direito - Verbetes e sua Compreensão, de Irineu Strenger e Guilherme Strenger, tem como objeto três pontos básicos, que são: a) oferecer uma visão de conjunto do direito; b) estudar os conceitos gerais; e c) discutir os problemas da técnica jurídica. Estes três pontos constituem seu objeto de conhecimento, os quais são colocados em relevo, tecendo consideração sobre cada um deles. A respeito do item a, sua importância é óbvia. É indispensável oferecer aos alunos e advogados que se iniciam nas matérias jurídicas uma imagem de conjunto do direito. Necessário é que estes tenham, antes de abordar o estudo das disciplinas jurídicas especiais, uma noção do direito, de suas fontes, da classificação das normas jurídicas, dos ramos do direito positivo, das matérias que os estudam, dos problemas de cada uma delas, e assim sucessivamente. Somente possuindo estas noções prévias poderão com êxito seguir na carreira de advogado. No que toca ao item b, sua importância se justifica por outra ordem de considerações. Existem no direito duas classes de conceitos: os gerais e os particulares. Estes se aplicam tão-somente a determinadas divisões do direito; aqueles, a todos os seus ramos.

__________

Ganhadora :

Katia Isabel Moretti de Almeida Ferreira
, de Dois Vizinhos/PR.

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________