MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MinC esclarece sobre aprovação de projetos na Lei Rouanet

MinC esclarece sobre aprovação de projetos na Lei Rouanet

Ministério da Cultura esclarece sobre aprovação de projetos na Lei Rouanet divulgadas na imprensa como supostas irregularidades.

Da Redação

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atualizado às 08:53


Esclarecimentos

MinC esclarece sobre a aprovação de projetos na Lei Rouanet

Ministério da Cultura esclarece sobre aprovação de projetos na Lei Rouanet divulgadas na imprensa como supostas irregularidades.

  • Confira abaixo na íntegra.

____________

Nota de Esclarecimento

Sobre supostas irregularidades na aprovação de projetos culturais veiculadas na imprensa, esclarecemos que os procedimentos de análise e aprovação desses e dos demais projetos submetidos ao Ministério da Cultura obedecem a regras estabelecidas na legislação em vigor. A revisão de uma decisão em grau de recurso é procedimento previsto em Lei, e o tratamento dispensado a todos os artistas é o mesmo no que diz respeito à aplicação da lei.

A aprovação de projetos de renomados artistas, de indiscutível presença e contribuição à cultura nacional, realiza-se em observância aos dispositivos da Lei Rouanet, independentemente de seu estado de origem, cabendo ao Ministério aplicar as regras que estão na lei em vigor.

Por determinação do Decreto nº 5.761/2006, cujo artigo 27 estabelece que, em projetos financiados pela Lei Rouanet, deve haver "comercialização de obras ou de ingressos mais acessíveis à população em geral", alguns projetos apresentados ao MinC foram aprovados com significativa redução nos preços de ingressos para espetáculos patrocinados via renúncia fiscal.

Quanto a eventuais distorções decorrentes do texto legal, o Ministério da Cultura reconhece a necessidade de aprimoramentos e ajustes na Lei atual, e o ministro Juca Ferreira não apenas tem sido veemente em apontá-las, mas tem percorrido o país, discutindo uma proposta de reformulação da lei que vai permitir o acesso a mais recursos públicos por parte de mais artistas, de forma a garantir maior oferta de bens culturais aos brasileiros.

É, também, papel do Estado viabilizar o acesso do cidadão a bens culturais e na autorização para a captação de recursos não tem havido, por parte do Ministério, nenhum descumprimento à norma nem favorecimento de qualquer natureza.

Não se pode pretender excluir artistas do acesso aos mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura a pretexto de serem consagrados. Ninguém pode nem deve ser excluído da dimensão da cultura. Que cidadão brasileiro não quer ter acesso a uma peça com uma grande atriz ou assistir ao espetáculo de um grande cantor?

Toda vez que o acesso ao público for ampliado, o investimento de dinheiro público se justifica. Por fim, cabe acrescentar que os competentes Órgãos de Fiscalização e Controle estão cumprindo seu papel. Diante disto, este Ministério da Cultura está, como sempre esteve, à disposição para prestar todos os esclarecimentos devidos.

_________
______________

Leia mais

  • 9/6/09 - AASP debate nova Lei Rouanet - clique aqui.
  • 10/3/09 - OAB/SP entrega ao ministro da educação anteprojeto da "Lei Rouanet da Educação" - clique aqui.
  • 14/12/06 - Senadores aprovam Lei de Incentivo ao Esporte - clique aqui.
  • 24/4/06 - Ministro Gil conclui reforma na Lei Rouanet, saiba o que muda e o que permanece igual - clique aqui.
  • 7/5/04 - Lei Rouanet será modificada - clique aqui.

________________