MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lançamento do nº 106 da "Revista do Advogado"

Lançamento do nº 106 da "Revista do Advogado"

Da Redação

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Atualizado em 25 de novembro de 2009 07:44


Homenagem

Edição homenageia o saudoso criminalista Waldir Troncoso Peres

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo lançou no último dia 27/11 o número 106 da "Revista do Advogado", brilhante trabalho coordenado por Aloísio Lacerda Medeiros. A edição presta justa homenagem ao advogado criminalista Waldir Troncoso Peres, falecido em abril deste ano.

O evento, que foi prestigiado pela comunidade jurídica e por diversas autoridades do judiciário paulista, entre elas o presidente do TJ/SP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, contou também com a presença da esposa do homenageado, senhora Maria do Carmo Andrade Peres, e de seu filho, o desembargador Moacir Andrade Peres.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do TJ, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, que parabenizou a Associação pela iniciativa. Ocuparam a tribuna do Salão do Júri, para relembrar e enumerar os feitos e o legado de Waldir Troncoso Peres, o presidente da AASP, Fábio Ferreira de Oliveira, o advogado e ex-conselheiro da Entidade, José Carlos Dias, e o desembargador Moacir Andrade Peres.

Em seu discurso, Fábio Ferreira de Oliveira lembrou a rara inteligência e profunda cultura humanística daquele que também é considerado o maior tribuno de sua geração. "Incomparável e inimitável orador, encantava a todos o seu modo de falar, a entoação da sua voz, o seu gestual, destacando-se sempre no cenário jurídico por sua devoção à liberdade e por suas idéias sobre a profissão e os homens", afirmou.

A saudação em nome da AASP foi feita pelo advogado criminalista e ex-conselheiro da Entidade, José Carlos Dias, que lembrou feitos da vida de Waldir Troncoso Peres e como o tribuno o influenciou na decisão de seguir carreira na advocacia criminal. "Waldir era um modelo de advogado. Um modelo de advogado no seu conteúdo ético, uma força moral, um mestre." E acrescentou: "Não só a sua eloquência, não só a grandeza das suas palavras, mas a grandeza da sua alma é que impressionava e marcava a figura de Waldir Troncoso Peres. Esta Revista mostra o que ele representou para todos nós. Aquela figura que era extraordinária, não só no plenário do júri, mas no plenário da vida." Concluindo seu discurso, exclamou: "Conhecedor de todas as almas, intérprete de todas as paixões, defensor de todos os réus, nesta igreja nós o celebramos!"

O desembargador Moacir Andrade Peres agradeceu em nome da família a homenagem prestada pela AASP a seu pai e recordou passagens da fecunda existência e brilhante personalidade do advogado.

Ao final, foi apresentado um vídeo do programa "Jogo da Verdade", exibido na TV Cultura, em 1982, no qual Waldir Troncoso Peres foi o principal entrevistado.

A revista teve uma tiragem de 92.500 exemplares e contém 33 artigos, distribuídos em 144 páginas. Na edição, magistrados, membros do MP e advogados que conviveram com Waldir Troncoso Peres relembram e enumeram seus feitos, registrando sua profícua jornada como legado para as futuras gerações.

Confira abaixo as fotos do evento :

____________





_______________