MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Trindade dos Santos vence eleição no TJ/SC

Desembargador Trindade dos Santos vence eleição no TJ/SC

O desembargador José Trindade dos Santos foi eleito presidente do TJ e terá a missão de administrar o Judiciário Catarinense no biênio 2010-2012. Em acirrada disputa com o desembargador Newton Trisotto - ambos receberam 25 dos 50 votos, Trindade ganhou o pleito por ser mais antigo na carreira da magistratura.

Da Redação

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Atualizado às 09:21


Biênio 2010-2012

Desembargador Trindade dos Santos vence eleição no TJ/SC

O desembargador José Trindade dos Santos foi eleito presidente do TJ e terá a missão de administrar o Judiciário Catarinense no biênio 2010-2012. Em acirrada disputa com o desembargador Newton Trisotto - ambos receberam 25 dos 50 votos, Trindade ganhou o pleito por ser mais antigo na carreira da magistratura.

Ele ingressou como juíz substituto, na comarca de Chapecó, em 1972. Seu oponente iniciou carreira como magistrado, na comarca de Indaial, em 1976. Esta foi a primeira vez na história da Corte Estadual que os candidatos em disputa pela presidência terminam o pleito com o mesmo número de votos, exigindo a aplicação do princípio da antiguidade na carreira para decidir a eleição.

Logo após eleito, em seu primeiro pronunciamento, o desembargador Trindade dos Santos disse que sua gestão terá como principal mote aprofundar o processo de informatização no Judiciário catarinense. "Temos que evoluir na busca do processo virtual em todos os seus aspectos, pois creio que só desta maneira será possível dar a celeridade que todos almejam quando buscam nossos serviços", anunciou.

Natural de Florianópolis, 64 anos, o desembargador Trindade dos Santos formou-se em Direito pela UFSC em 1971, ingressando na magistratura catarinense em 1972, como juiz substituto na comarca de Chapecó. Foi juiz titular das comarcas de Anita Garibaldi, Urussanga, Xanxerê, Joaçaba e Tubarão. Nesta última permaneceu por 12 anos.

Promovido por merecimento para o TJ, integrou a 1ª Câmara Cível, 4ª Câmara Cível, 3ª Câmara de Direito Comercial e a 2ª Câmara de Direito Comercial. Foi membro do Grupo de Câmaras de Direito Comercial e do Tribunal Pleno do Tribunal.

Integrou o Conselho de Magistratura e a Comissão de Concurso para ingresso na magistratura catarinense, fazendo parte, ainda, do Conselho de Administração do TJ/SC. Nos últimos anos, além de sua produção como magistrado, proferiu inúmeras palestras sobre temas ligados ao direito comercial, como arrendamento mercantil, novo Código Civil, direito das obrigações e a nova lei de recuperação de empresas.

Desembargador José Trindade dos Santos

  • Data de nascimento: 27/05/45
  • Iniciou a carreira na magistratura catarinense como juiz substituto na comarca de Chapecó, em 1972
  • Promovido a Juiz direito com atuação na comarca de Anita Garibaldi, em 1976
  • Posteriormente, atuou nas comarcas de Urussanga, Xanxerê, Joaçaba e Tubarão
  • Promovido por merecimento ao cargo de desembargador, em 1995
  • Presidente do TRE - no período de 27/3/2007 a 25/3/2008
  • Atualmente exerce a função de Corregedor-Geral da Justiça

Além da eleição do desembargador Trindade dos Santos para o cargo de presidente, o Pleno escolheu também os integrantes dos demais cargos diretivos: 1º vice-presidente, corregedor-geral de Justiça, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e vice-corregedor-geral de Justiça.

Foram eleitos os desembargadores Gaspar Rubik (1º vice-presidente), Solon d'Eça Neves (corregedor-geral de Justiça), José Mazoni Ferreira (2º vice-presidente), Antonio do Rego Monteiro Rocha (3º vice-presidente) e Cesar Abreu (vice-corregedor geral de Justiça).

A posse dos desembargadores eleitos, inclusive do presidente, ocorre em 1º de fevereiro de 2010.

_________________