segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

IASP comemora 135 anos

No dia 30/11, o IASP comemorou 135 anos de fundação em evento realizado em sua sede social, em SP. A presidente da entidade, Maria Odete Duque Bertasi, fez a abertura da cerimônia, que teve a presença de personalidades do Direito no Brasil.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Solenidade

IASP comemora 135 anos

No dia 30/11, o IASP comemorou 135 anos de fundação em evento realizado em sua sede social, em SP. A presidente da entidade, Maria Odete Duque Bertasi, fez a abertura da cerimônia, que teve a presença de personalidades do Direito no Brasil, como Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP; Fábio Ferreira de Oliveira, presidente da AASP ; Décio Sebastião Daidone, presidente do TRT 2ª região ; e Washington Epaminondas Medeiros Barra, presidente da Associação Paulista do MP.

Durante a sessão solene, o STJ foi homenageado com a outorga do prêmio Barão de Ramalho, por ocasião dos 20 anos de história da instituição no cenário jurídico brasileiro. O ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do STJ, recebeu o prêmio e mostrou-se honrado pelo reconhecimento do IASP ao trabalho do tribunal da cidadania.

Rocha agradeceu a homenagem em nome dos servidores e ministros, cujas decisões antecipam o futuro da jurisdição. "Se a modéstia nos impede de dizer que merecemos esta homenagem, a nossa gratidão nos obriga a dizer que o juízo que fizeram dos nossos méritos nos desvanece e, mesmo, nos orgulha", completou.

Reconhecimento

O presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, que também preside o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados sediados no Brasil, entregou uma placa à Maria Odete Duque Bertasi em homenagem pelo "reconhecimento do valor e liderança inesquecíveis durante sua fecunda gestão" è frente do Colégio, desde sua fundação, em 2007.

IASP recebe novos integrantes

Os associados efetivos e colaboradores admitidos no IASP em 2009 foram diplomados na mesma ocasião. O juiz Fernando Pereira, presidente do TJM/SP, falou em nome dos novos associados. "Diante do legado histórico do IASP, os associados diplomados nesta data assumem um compromisso com a entidade pela defesa da democracia e do estado de Direito".

135 anos de história

Na solenidade, os convidados assistiram ao vídeo que resgatou a história do IASP em mais de um século de existência. Momentos marcantes foram lembrados, como a criação do 1º Código de Ética Profissional do Direito e o importante papel da instituição na discussão do projeto da nova Constituinte.

O diretor de Comunicação do IASP, Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, lembrou as realizações da atual gestão, como a instituição Câmara de Mediação e Arbitragem do IASP. Foi, sob o comando de Maria Odete Duque Bertasi, que se concretizou a ampliação da sede social do IASP, possível com a contribuição espontânea de diretores, conselheiros e associados. "Esta casa é o somatório dos pensamentos individuais de seus membros", assegurou.

IX Encontro do Colégio de Presidentes

Antes da cerimônia dos 135 anos do IASP, Maria Odete reuniu-se com os demais presidentes dos Institutos dos Advogados sediados no Brasil: Antonio Luiz Calmon Teixeira (BA); Luiz Antonio Guerra (DF); Alice Grecchi (RS); Valdemar Pereira da Luz (SC); Henrique de Araujo Pereira (MA); e Maria Adélia Campello Rodrigues, representando o Instituto dos Advogados Brasileiros, para a IX sessão do Colégio de Presidentes, coordenada por José Anchieta da Silva.

  • Confira abaixo as fotos do evento.

_________________



(Discurso de agradecimento do presidente do STJ)

(Entrega do prêmio Barão de Ramalho ao STJ)



(Entrega dos diplomas aos novos associados)

________________

________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 3/12/2009 15:06