MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo site do TJ/RS será lançado hoje

Novo site do TJ/RS será lançado hoje

Em cerimônia marcada para as 18h de hoje, 17/12, o presidente do TJ, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, vai colocar à disposição do público o novo site da Justiça Estadual.

Da Redação

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Atualizado às 08:39


Reformulação

Novo site do TJ/RS será lançado hoje

Em cerimônia marcada para as 18h de hoje, 17/12, o presidente do TJ, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, vai colocar à disposição do público o novo site da Justiça Estadual. Depois de 11 anos, desde o seu lançamento, em 1998, será a primeira reformulação completa do site do TJ/RS na Internet.

Os mecanismos de busca de conteúdo foram aprimorados, empregando tecnologia da empresa Google e foram desenvolvidas novas ferramentas que realizam o cruzamento automático de dados, incluindo Diário da Justiça, legislação federal, estadual e municipal. A jurisprudência e o acompanhamento da tramitação processual também serão integrados brevemente a este novo mecanismo.

O peticionamento eletrônico em processos judiciais também passa a ser possível. Para tanto, os Advogados poderão requerer cadastro através do próprio site, desde de que disponham de um certificado digital emitido por entidade credenciada para operar na ICP-Brasil. Maiores informações sobre a obtenção do certificado digital podem ser obtidas junto à OAB/RS. Inicialmente em fase piloto, o peticionamento estará restrito apenas a alguns tipos de ações, elencadas no site. Contudo, o sistema será ampliado, sendo o embrião do sistema de processo judicial eletrônico da Justiça Estadual.

Especial cuidado foi tomado com os aspectos visuais e de usabilidade. O novo site permite que o próprio usuário reformule a página inicial em alguns itens. As áreas de Notícias, Destaques, Acompanhamento Processual, Pesquisa de Jurisprudência e Diário da Justiça podem mudar de lugar ou mesmo, de acordo com o uso feito pela pessoa que estiver navegando, fechadas. Atenção também foi dada aos aspectos de acessibilidade.

A completa reformulação empregou modernas tecnologias, que permitirão a criação de novos serviços para facilitar o trabalho dos visitantes.

________________________