MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PLS pode alterar CTN para permitir conservação em meio eletrônico de documentos fiscais

PLS pode alterar CTN para permitir conservação em meio eletrônico de documentos fiscais

O CTN poderá ser alterado para tornar possível a escrituração e a conservação de documentos fiscais em mídia eletrônica. É o que prevê projeto aprovado ontem pela CCJ. A mudança na forma de conservação de livros de escrituração empresarial e fiscal estará condicionada, segundo o projeto, à edição de regulamento pelo Executivo.

Da Redação

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Atualizado às 08:51


Mídia eletrônica

PLS pode alterar CTN para permitir conservação em meio eletrônico de documentos fiscais

O CTN (clique aqui) poderá ser alterado para tornar possível a escrituração e a conservação de documentos fiscais em mídia eletrônica. É o que prevê projeto aprovado ontem pela CCJ.

A mudança na forma de conservação de livros de escrituração empresarial e fiscal estará condicionada, segundo o projeto, à edição de regulamento pelo Executivo. O texto estabelece também que as impressões em papel dos livros e comprovantes de lançamentos conservados eletronicamente terão a mesma força de comprovação do documento original, devendo o responsável pela apresentação responder, civil e criminalmente, por qualquer tentativa de adulteração.

O PLS 461/09 (clique aqui), de autoria do senador Sérgio Zambiasi, foi aprovado com emendas do relator, senador Francisco Dornelles. Zambiasi explicou buscar com sua proposta a redução dos custos e de espaço físico de armazenamento de documentos.

Em seu projeto original, Zambiasi incluía a certificação eletrônica notarial e a autenticação por Tabelião de Notas como mecanismos de comprovação da autenticidade dos documentos digitalizados, o que foi suprimido por Dornelles. O relator considera adequado remeter essas condições para definição por um regulamento a ser editado pelo Executivo.

Uma outra emenda de Dornelles estende a possibilidade de utilização do arquivo eletrônico para escrituração de receitas e despesas de partidos políticos, entidades sindicais, instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos. Ele também substituiu a expressão "escrituração comercial" por "escrituração empresarial", por considerá-la mais adequada à unificação das obrigações civis e comerciais promovida pelo CC (clique aqui).

O projeto segue para exame das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e de Assuntos Econômicos.

________________________