MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mídias voltam-se para o atropelamento do presidente do TJ, Domingos Jorge Chalub, ocorrido no dia 25/12

Mídias voltam-se para o atropelamento do presidente do TJ, Domingos Jorge Chalub, ocorrido no dia 25/12

Site do TJ/AM e Jornal A crítica publicam matérias demonstrando preocupação com o atropelamento do presidente do TJ, Domingos Jorge Chalub, ocorrido no dia 25/12.

Da Redação

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Atualizado às 09:28


Preocupação

Site do TJ/AM e Jornal A crítica publicam matérias demonstrando preocupação com o atropelamento do presidente do TJ, Domingos Jorge Chalub, ocorrido no dia 25/12.

  • Confira abaixo a repercussão do caso :

_____________________

  • TJ/AM

Chalub passa por duas operações e deverá receber alta no domingo

Sáb, 26 de Dezembro de 2009 12:03 - Mario Aryce

Desembargador deixa a UTI onde ficou em observação no período pós-operatório. A primeira cirurgia ocorreu no ombro esquerdo, onde houve um fratura de úmero. A segunda foi realizada na clavícula direita

Depois de passar por duas cirurgias que tiveram a duração de três horas, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Chalub deixou a UTI e retornou ao apartamento 215 da Clínica Santa Júlia, na avenida Airão. De acordo com o traumatologista e ortopedista Juarez Cajueiro, que operou o desembargador juntamente com o colega Nelson Henrique, seu estado de saúde é satisfatório e as duas intervenções cirúrgicas foram "cobertas de êxito".

A primeira cirurgia ocorreu no ombro esquerdo, onde houve uma fratura de úmero. A segunda foi realizada na clavícula direita.

Não foi uma operação simples. O úmero é um osso longo que compõe a porção esquelética do braço humano. Se a fratura fosse um pouco mais acima, atingindo o ombro, seria preciso a implantação de uma prótese. Mas, felizmente isso não foi necessário.

O que mais preocupava os médicos que acompanham o desembargador era o profundo corte que Chalub recebeu na cabeça. Havia risco de traumatismo craniano e até mesmo hemorragia. Isso comprimiria o cérebro e uma operação em regime de urgência seria necessária. Mas, para alívio de todos, os exames e a tomografia revelaram que não houve traumatismo e o risco de hemorragia estava afastado.

Bom humor

O presidente do TJAM sofreu um acidente no dia de Natal, por volta das 08:00 horas, em frente ao Hotel Da Vinci. O desembargador estava saindo do seu carro, um Zafira para tomar o café no hotel, quando foi atropelado pelo Citroen C4 Pallas, dirigido por Nelsinho Ruiz, filho da deputada Therezinha Ruiz.

Ontem pela manhã, o Dr. Edson Sarkis atendeu a um pedido do desembargador Arnaldo Carpinteiro Péres que, em companhia do juiz Carlos Queiroz esteve na clínica para visitar o amigo, mas preferiu primeiro pedir autorização do médico.

- Chalub pulou uma fogueira. Graças a Deus está tudo bem - tranquilizou o diretor da clínica, explicando que o desembargador foi internado na UTI para ficar em observação no período pós-operatório.

O próprio Sarkis acompanhou o desembargador Péres à UTI, onde Chalub demonstrou o bom humor de sempre e até aproveitou para esclarecer que o rapaz que atingiu seu carro, o empresário Nelsinho Ruiz - filho da deputada estadual Therezinha Ruiz -. não está foragido como alguns jornais afirmaram.

- Ao contrário, ele tentou me socorrer e eu o aconselhei a ir embora, já que ele também estava ferido. Foi uma fatalidade, ele não teve essa intenção. Ele estava muito nervoso e eu aconselhei: tudo bem, vá embora, você está precisando de socorro - contou o desembargador ainda na UTI.

De acordo com o Dr. Nelson Cajueiro, Chalub deixaria a UTI às 10:00 horas de ontem e a alta deverá ocorrer domingo à tarde. Segundo os médicos foi fundamental o desembargador ter deixado de fumar a cinco meses, pois isso aumentou sua resistência.

O presidente do TJAM deve ficar fora do cargo pelo menos uns dez dias, devendo assumir o vice-presidente, desembargador Flávio Pascarelli.

***

  • TJ/AM

Chalub recebe alta e já está em casa

Seg, 28 de Dezembro de 2009 11:14 - Mario Aryce

Em plena recuperação, desembargador retornará à presidência do TJAM somente quando os médicos autorizarem

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub já está em casa. Ele recebeu alta no domingo, 27, depois de ficar internado três dias na Clínica Santa Júlia, onde sofreu duas intervenções cirúrgicas. De acordo com a filha do desembargador, a juíza Elza Vitória Sá Peixoto, ele está tendo "uma ótima recuperação" e ainda nesta segunda-feira (28/12) iniciaria o tratamento de fisioterapia.

O presidente do TJAM sofreu um acidente no dia de Natal, por volta das 8h, em frente ao Hotel Da Vinci. O desembargador estava saindo do seu carro, um Zafira para tomar o café no hotel, quando foi atropelado pelo Citroen C4 Pallas, dirigido por Nelsinho Ruiz, filho da deputada Therezinha Ruiz. No acidente, o desembargador teve fratura do úmero esquerdo, onde foram colocados uma placa e quatro parafusos, fraturou a clavícula sendo constituída com fios, levou 12 pontos no braço esquerdo, oito pontos na cabeça, inclusive pontos internos e também fraturou duas costelas.

- Agora, de acordo com as recomendações médicas, é muito repouso - disse a doutora Elza, observando em seguida que, nesse período, Chalub não vai poder receber visitas já que não pode correr o risco de contrair uma gripe ou qualquer outro tipo de contaminação. "Espero que os amigos de meu pai entendam isso. É natural, até porque no estado em que seu organismo se encontra, é preciso cuidado para que ele não contraia nenhuma infecção já que seu corpo se encontra com objetos estranhos (placas, pinos, pontos), por isso temos que ser rigorosos no estágio de recuperação".

Domingos Chalub estava de férias pelo período de 15 dias e deveria viajar no dia 27 em companhia da filha. Agora, seu retorno ao cargo de presidente do TJ/AM vai depender de sua recuperação e da posição dos médicos.

***

  • Jornal A Crítica

Edição nº 2987 de 27/12/2009   

Chalub recebe alta médica

Síntia Maciel e

Jorge Eduardo Dantas

Da equipe de A CRÍTICA

Dois dias após ter sido submetido a duas cirurgias ortopédicas o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, 59, recebeu alta na manhã de ontem do Hospital Santa Júlia, Centro, retornando para casa. No último dia 25, Chalub foi vítima de um atropelamento, no momento em que saía de seu veículo modelo Zafira, cor prata, placa NOP 9268, para entrar no Da Vinci Hotel, local onde o desembargador tomaria café da manhã.

O acidente foi provocado pelo veículo modelo C4 Pallas, cor preta placa JXL 7444, que de acordo com informações da polícia, era dirigido pelo empresário Kelvin Nelson Ruiz Oliveira, filho da deputada estadual Terezinha Ruiz. No dia do acidente, o TJa divulgou nota informando que o acidente foi provocado por outro filho da deputada, Antonio Nelson, conhecido como "Nelsinho Ruiz". O caso foi registrado no 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP), no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.

Levado para o Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis, exames médicos constataram que o desembargador havia fraturado o ombro esquerdo, a clavícula direita, além de sofrer alguns hematomas e cortes pela cabeça. Na sexta à tarde, Chalub foi submetido a duas cirurgias - uma no ombro esquerdo, para a reconstrução do úmero, que fraturou durante o acidente, e outra na clavícula esquerda.

Apesar de ter batido a cabeça, o desembargador permanecia consciente, o que fez com que ele falasse ao vivo à Rádio CBN - ainda de dentro do pronto-socorro -, e relatasse como ocorreu o atropelamento. Na ocasião, Domingos Chalub fez um apelo para que nada fosse feito contra o motorista do C4 Pallas, além de declarar que "essas coisas (acidentes) ocorrem com quem está dirigindo".

Fase de adaptação

A filha do desembargador, a juíza Elza Chalub, informou ontem que seu pai foi deslocado do Santa Júlia para casa por meio de uma ambulância. Por conta dos procedimentos cirúrgicos a que foi submetido e pelos problemas que ainda apresenta - uma distenção muscular na virilha, inchaço e dores nos ombros, no braço esquerdo e nas costelas - ele estava ansioso e cansado. "A movimentação de ir para outro ambiente provocou dores e a ansiedade de voltar para casa após dois dias no hospital o deixaram nervoso", informou Elza. Ontem, o desembargador passou o dia em casa descansando e recebendo a visita de familiares e amigos íntimos. "As visitas estão proibidas", disse a juíza.

_______________________