MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mobilidade altera relações e rotina de trabalho
Tecnologia

Mobilidade altera relações e rotina de trabalho

Dispositivos móveis dinamizam o acesso às informações.

Da Redação

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Atualizado às 07:56

O boom dos dispositivos móveis movimenta o mercado de tecnologia e, indiretamente, vem abalando as estruturas da cultura de trabalho tradicional. A facilidade de ter um colaborador sempre acessível para contato, evitando perda de tempo com deslocamento ou burocracias, mudou a lógica de funcionamento das rotinas de trabalho e motivou a decisão do STF de garantir remuneração extra a profissionais que ficam à disposição do empregador através do celular. Pouco antes, uma alteração realizada na CLT garantiu aos funcionários que trabalham remotamente os mesmos direitos daqueles que trabalham dentro dos escritórios, igualando "os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão aos meios pessoais e diretos de comando".

Nesses casos - assim como costuma acontecer - a lei surge para regularizar cenários antes inexistentes que, ao se tornarem cotidianos, podem gerar impasses na sociedade. E a realidade confirma essa tendência: segundo pesquisa divulgada pelo World Bank, aproximadamente 75% da população mundial possui acesso a algum tipo de dispositivo móvel e, esses mesmos usuários foram responsáveis pelo download de mais de 30 bilhões de aplicativos em 2011 - com destaque para produtos para pagamento de contas e busca de emprego. De acordo com Fernando Camargo, gerente comercial da TWT INFO, a adoção de novas tecnologias pelas empresas deve ser acompanhada por uma revisão no conceito social do trabalho. "Os escritórios precisam perceber que é necessário fazer um investimento em informação. Realizar a mudança de conceito operacional é simples, mas existem fatores além que exigem uma mudança de comportamento. E muitos não estão preparados para isso", afirma.

Produtividade móvel

A experiência de Fernando vem da comercialização do ADVweb, interface web para acesso à programas de gestão para escritórios de advocacia, como o ADVwin e ADVfast, adotada por cerca de 200 clientes. A tecnologia disponibiliza, por meio de uma interface amigável, funcionalidades específicas voltadas para as áreas operacionais do escritório e funciona de acordo com o sistema piramidal, no qual o gestor opera quais são as concessões de acessibilidade dos funcionários, evitando o vazamento de informações. Pelo mesmo motivo, o ADVweb também não permite o acesso a áreas financeiras dos escritórios.

As facilidades oferecidas pelo produto surgem por meio de funções que fazem a produção operacional, gestão processual e de documentos, entre outros. Uma das vantagens para a rotina dos advogados é poder iniciar, em tempo real, a contagem de fichas-tempo, com o objetivo de mensurar qual o tempo gasto em cada atividade realizada, além de poder digitalizar e operacionalizar informações em qualquer lugar, aprimorando a logística dos processos. Isso acontece também quando o tempo gasto nas salas de espera dos tribunais e aeroportos, por exemplo, é convertido em trabalho e consequentemente produtividade. A segurança das informações também é garantida: quando o advogado precisa de um documento que está no escritório, toda a operação pode ser resolvida por meio do gestor de documentos sem a interferência de uma terceira pessoa. Por fim, a relação com o faturamento da empresa é aperfeiçoada. Uma vez que o valor dos processos é adiantado, o advogado consegue fazer a prestação de contas simultaneamente pelo ADVweb e dinamizar para que o escritório faça o faturamento e gere o adiantamento.

Mas não é só a relação entre gestores e colaboradores que mudam com a dinamização de acesso às informações por dispositivos móveis. A relação com os clientes também se altera a partir do momento que, com os dados sempre atualizados simultaneamente, o software cria um espaço para consulta do cliente. Segundo Fernando, isso possibilita que o cliente acesse as informações online e não tenha que aguardar por relatórios mensais. "A relação de comportamento muda porque, a partir do programa, você agrega valor e presta serviços que podem ser pontos fortes no atendimento do escritório mais tarde", afirma.

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas