quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

O contencioso de alta demanda e a evolução empresarial do mercado jurídico

Com a evolução do contencioso de massa no mercado jurídico, ganha importância a inclusão de conceitos de gestão empresarial nos escritórios de advocacia.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O contencioso judicial de alta demanda, também conhecido como contencioso de massa, se fortalece, em constante evolução.

Já se viu na mesma linha de tratamento do contencioso de "boutique", onde o tratamento dos processos era individualizado, caso a caso, com extrema tecnicidade, astronômicos custos de condução e vultuosos honorários advocatícios.

Grandes e tradicionais bancas de advogados passaram a integrar o contencioso de alta demanda na prateleira de serviços, atraindo para o portfólio de clientes empresas com alta demanda judicial ou servindo como ferramenta de expansão no atendimento dos já clientes.

A pressão por custo, a necessidade de visão empresarial estratégica e forte gestão focada em resultados, o aumento de massificação dos processos, o fortalecimento do CDC e a regulamentação dos atuais Juizados Especiais Cíveis, promoveram a primeira evolução do contencioso de alta demanda.

Grandes e tradicionais bancas de advogados, que antes agregaram em seu portfólio a gestão destes processos, passaram a avaliar o custo benefício para o seu negócio, optando por não mais atender estas carteiras.

Constataram que a especificidade de gestão empresarial exigida para a condução destas grandes carteiras de processos não estava de acordo com o seu tradicional modelo de negócios.

Em paralelo, escritórios modernos e dinâmicos, com ampla visão empresarial e estratégica, passaram a se especializar na condução destas carteiras, tornando este serviço o seu core.

A atuação no contencioso de alta demanda passou a exigir uma gestão profissional e empresarial, focadas em resultados, controles e reportes. A técnica jurídica na condução dos processos passou a ser requisito básico de atuação e não mais o próprio serviço jurídico contratado, como outrora.

O resultado deste processo foi o fortalecimento de uma especialização de serviços jurídicos focada na gestão do contencioso de alta demanda, um verdadeiro oceano azul.

Promoveu-se, então, a segunda evolução do contencioso de alta demanda, tornando-se um serviço jurídico especializado e afeito àquelas bancas com visão estratégica e empresarial; dispostas a entregar além do tradicional tecnicismo jurídico.

As bancas especialistas nesta complexa gestão, tendo como clientes grandes players mundiais e nacionais do mercado de consumo, para manter-se ativas e saudáveis, não poderiam deixar de ter em suas veias uma visão empresarial fortemente focada em resultados. Seus clientes e sua permanência neste mercado exigiam isto.

Conceitos de gestão empresarial nunca antes inseridos no espectro de escritórios de advocacia ganharam importância: missão, visão e valores; posicionamento no mercado; benchmarking; certificação ISO; balanced scorecard; ciclo PDCA; diagrama de Ishikawa; matriz SWOT; gestão de processos; marketing; gestão estratégica; gestão de pessoas; etc.

Este movimento deu início à terceira e atual evolução, surgindo o contencioso estratégico de alta demanda. Sua gestão especializada tem se mostrado uma poderosa ferramenta de melhoria dos resultados empresariais dos clientes.

Muito mais do que a técnica jurídica na condução dos processos, os escritórios são exigidos para entrega de gestão especializada e estratégica que suporte a melhoria de processos e resultados dos clientes.

Fazer parte do negócio do cliente suportando ações que melhorem seu resultado, reduza seus custos e fidelize seus clientes é o core destas novas bancas.

O tecnicismo jurídico e o ideal de justiça de advocacia, aliados a modernas ferramentas de gestão empresarial, metodologia ISO 9001, software de gestão de processos in house, business intelligence na gestão de resultados e produtividade e foco no resultado do cliente tem sustentando esta evolução contínua destes novos escritórios de advocacia.

____________________

*Gustavo Pinhão Coelho é advogado do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados.


Atualizado em: 2/10/2015 09:17

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Ronaldo de Jesus

Migalheiro desde 2019

Justiliana Sousa

Migalheira desde 2020

Italo Bondezan Bordoni

Migalheiro desde 2019

Celso Wanzo

Migalheiro desde 2019

Márcio Aguiar

Migalheiro desde 2020

Levi Rezende Lopes

Migalheiro desde 2020

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Gilberto Bercovici

Migalheiro desde 2007

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Letícia Baddauy

Migalheira desde 2020

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019

Publicidade