quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

4 Dicas para reduzir custos com servidores

Em tempos de crise financeira, é essencial gerir de maneira adequada servidores e data centers.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Administrar servidores de uma empresa é algo que requer muita responsabilidade. Quem tem essa tarefa nas mãos precisa estar sempre atento aos avanços e às tendências tecnológicas e aprimorar os mecanismos e recursos utilizados para manter o crescimento do negócio e, é claro, reduzir custos com servidores.

Em tempos de crise financeira, é essencial gerir de maneira adequada servidores e data centers e é fundamental realizar um controle minucioso de toda a infraestrutura de TI, tendo uma visão completa da redução de custos através das constantes melhorias.

Segundo o Gartner, através de uma infraestrutura inteligente de gerenciamento de servidores, os custos operacionais podem ser reduzidos entre 20% e 30%. Para isso, nós, da Penso Tecnologia, separamos algumas dicas e alternativas para diminuir os gastos referentes aos servidores.

Terceirizar a equipe responsável

Designar um time de colaboradores ou contar com um setor de TI especializado no cuidado e gestão dos servidores pode ser algo muito custoso para a empresa. Em alguns casos, o valor despendido com uma equipe responsável pode representar certa de 40% do orçamento.

Em situações como essa, o ideal é terceirizar os responsáveis pela infraestrutura e manutenção dos servidores. Ao adotar essa estratégia, a responsabilidade e o cuidado passa a ser da empresa contratada, poupando gastos com uma equipe interna e deixando de sobrecarregar colaboradores do setor de TI. Além disso, seu negócio fica livre de preocupações e dores de cabeça. A Penso Tecnologia conta com gerentes e gestores de TI para auxiliar a sua empresa em momentos como esse, garantindo segurança contra riscos.

Atualização de equipamentos

Equipamentos muito antigos podem gerar diversos custos extras para a empresa - servidores atualizados já possuem um alto consumo de energia, servidores obsoletos consomem ainda mais, além de necessitarem de mais refrigeração, pois aquecem muito rápido. Outro ponto importante são as constantes aplicações que precisam estar no mesmo caminho que o mercado e em constante crescimento, um sistema de servidores ultrapassado pode retardar esse avanço.

Os custos que esse tipo de desatualização gera para a empresa são diversos, por isso, o ideal é investir constantemente na atualização dos equipamentos, visando reduzir gastos com energia e manutenção dos equipamentos e também problemas com falhas e paradas dos servidores.

Virtualizar os servidores físicos

Através da virtualização é possível fazer com que um grande volume de dados seja armazenado por menos máquinas. Ao criar várias máquinas virtuais em um número reduzido de máquinas físicas, a empresa reduz gastos com componentes e conexões físicas, além de toda a manutenção que uma grande quantidade de equipamentos exige.

Migrar parcial ou totalmente para a nuvem

Ao migrar parcial ou totalmente os servidores da sua empresa, além de reduzir custos com equipamentos e infraestrutura robusta e adequada, elimina-se a constante necessidade de atualização das aplicações e sistemas. Além disso, os custos com energia, refrigeração e manutenção são diminuídos drasticamente - em caso de migração total, é possível eliminar por completo.

Ter todos os servidores da organização na nuvem significa eliminar a necessidade de contar com a onerosidade de uma equipe responsável por essa função. A Penso oferece toda a estrutura necessária para receber e manter os seus servidores na nuvem com total segurança, escalabilidade e economia.

_______________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

Atualizado em: 22/2/2016 15:04

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade