sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

+ um herói morto

Traçando um paralelo entre os recentes acontecimentos envolvendo o ex-presidente Lula e a ascensão e o declínio de Napoleão Bonaparte, o advogado afirma que em ambos os casos "foram os seus familiares, que o levaram à ruína."

quarta-feira, 9 de março de 2016

Emil Ludwig (se diz Ludwig, e não Ludwich, como querem alguns) relata que Ludwig van Beethoven e Goethe caminhavam por uma rua quando, em sentido contrário, vinha a família imperial austríaca. Goethe deu um passo para o lado e fez uma bela reverência com o seu chapéu. Já Beethoven enfiou o chapéu na cabeça e atravessou a família imperial sem cumprimentar ninguém.

Esse era o espírito de Beethoven, o qual, numa certa ocasião, terminou uma sinfonia e a dedicou a um herói para homenagear Napoleão Bonaparte. Eis que Napoleão se autonomeia Imperador e coloca ele mesmo a coroa em sua cabeça à vista do Papa. Beethoven, ao saber do fato, acrescentou à dedicatória de sua sinfonia o adjetivo morto, pois para ele o herói tinha morrido...

Todos sabem que Napoleão nasceu num lugar pobre na Ilha de Córsega. Em seguida, foi se tornando popular e dirigiu as massas contra a realeza europeia. Esse foi o começo de Napoleão Bonaparte. Mas, após tomar o poder com o apoio de seus exércitos, sentiu-se capaz de autocoroar-se e se bandear para a elite. Tentou e realizou acordos familiares com os Habsburgos e tornou-se um nobre... Era infalível que suas esposas, amantes, filhas, noras e quejandos quisessem também um lugar nas elites europeias, como um reinado em Nápoles ou alguns castelos aqui e ali. Emil Ludwig bem informa que a tragédia de Napoleão foram os seus familiares, que o levaram à ruína.

Surge-nos, assim, à memória a cascata na Casa da Dinda que tanto alarde causou à época quando exposta na capa da Revista Veja. Agora, nos deparamos com o Sítio da Dinda em Atibaia e os familiares de Napolulão querem cozinhas, pedalinhos, triplexes e que tais repetindo a tragédia de Bonaparte. Nenhum nem outro tiveram mão forte para dar um "cala a boca" nos seus familiares. Foram fortes para fora e fracos dentro. O mesmo destino se reserva para o herói, agora morto...

______________

*Newton Silveira é Mestre em Direito Civil, Doutor em Direito Comercial e Professor Senior na pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Sócio do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados.

Atualizado em: 8/3/2016 17:14

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Gustavo Abdalla

Gustavo Abdalla

Migalheiro desde 2019
Sílvio de Salvo Venosa

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019
Gustavo Binenbojm

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005
Gisele Nascimento

Gisele Nascimento

Migalheira desde 2017
Marília Lira de Farias

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020
Ana Paula Caodaglio

Ana Paula Caodaglio

Migalheira desde 2016
Ricardo Penteado

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008
Agnaldo Bastos

Agnaldo Bastos

Migalheiro desde 2018
Miguel Reale Júnior

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Publicidade