MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Reflexões sobre a IN RFB 1.765/17

Reflexões sobre a IN RFB 1.765/17

Tal instrução normativa entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2018 e está produzindo efeitos.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Atualizado às 15:00

Publicada em 4/12/17 a referida norma infra legal está condicionando a compensação de saldos negativos de IRPJ e CSLL à entrega da ECF.

Tal instrução normativa entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2018 e está produzindo efeitos.

Um simples passar d'olhos na indigitada norma já nos causa espécie e certamente questionamentos ocorrerão.

Aliás, é mais que notório que nas empresas de grande porte e nas companhias abertas existe uma imensa complexidade para o fechamento contábil, pois tanto a ECF, quanto a ECD, a qual é ponto de partida para elaboração da ECF, são declarações de natureza mais que complexas e possuem inúmeras informações adicionais que não guardam relação direta com a apuração do saldo negativo. Essas declarações são lastreadas em fechamentos anuais, não sendo possível sua apresentação no início do ano-calendário, o que, na prática, inviabilizará o aproveitamento do saldo negativo já a partir do mês de janeiro fazendo com que as empresas tenham que desembolsar caixa nesse momento.

Com efeito, a Receita Federal do Brasil sempre reconheceu como razoável o prazo de até 5 meses para entrega da ECD, nos termos da IN 1.420, de 19 de dezembro de 2013, recentemente revogada pela IN 1774/17, mas que mantém o prazo de entrega até o último dia útil de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refere a escrituração.

A entrega da ECF que será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é feita até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira, conforme os termos da redação dada pela IN RFB 1633, de 3 de maio de 2016.

A elaboração da ECF é um processo complexo e que demanda tempo, inviabilizando a entrega antecipada para o aproveitamento imediato dos créditos relativos aos saldos negativos, pois são cerca de 57 fichas, exemplo: a) ficha na qual o contribuinte deve indicar seus acionistas, além disso sabe-se que em companhias abertas é necessário esperar posição da Bovespa; b) Fichas para apuração dos lucros auferidos por empresas controladas e coligadas sediadas no exterior, entre outras.

Desse modo tem-se uma sequência de prazos que seguem um racional, ou seja, de janeiro a março tem-se o fechamento contábil e processo de auditoria; de abril a maio: preparar e enviar a ECD; e junho e julho preparar e enviar a ECF.

A utilização imediata de créditos tributários provenientes de saldos negativos de IRPJ e CSLL está no art. 6º da lei 9.430/96. Esse dispositivo alterado teve como justificativa possibilitar o exercício do direito dos contribuintes de compensarem o saldo negativo a partir do início do ano-calendário subsequente, de modo que a instrução normativa acima está criando restrições ilegais e que não são razoáveis de modo que na prática inviabilizará a recepção dos pedidos de restituição e declarações de compensação, sendo necessária a sua revogação nesse aspecto.

_______________

*Caio Cesar Braga Ruotolo é coordenador jurídico do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca