segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Doenças que possibilitam isenção ou redução de imposto

Para haver a isenção total do IPI, contudo, é preciso observar alguns requisitos.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Em 2015, foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência ("lei 13.146, de 6 de julho de 2015") destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania.

Dentre os diversos direitos ali constantes, à pessoa com deficiência é garantido o direito ao transporte e à mobilidade, na qual se destaca a possibilidade de o poder público instituir incentivos fiscais com vistas a possibilitar a acessibilidade desses direitos (artigo 51, § 2°).

Por essa razão, o artigo 126 do Estatuto da Pessoa com Deficiência prorrogou até 31 de dezembro de 2021, a vigência da lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados ("IPI"), na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros por pessoas portadoras de deficiência.

Todavia, o benefício abrange não apenas as pessoas com deficiência, mas também aquele(a)s que possuem doenças que provocam algum tipo de limitação.

Para haver a isenção total do IPI, contudo, é preciso observar alguns requisitos, tais como, o carro ter sido fabricado no Brasil, ser equipado com motor de cilindrada não superior a 2.000 centímetros cúbicos, movidos a combustível de origem renovável ou sistema reversível de combustão e não ultrapassar o valor de R$70.000,00 (acima desse valor, a isenção do IPI será parcial).

Ademais, o comprador deve permanecer com o automóvel por um prazo mínimo de 2 anos.

Importante ressaltar também a isenção de outros impostos dentro dessa política pública, tal como o Imposto sobre Operações Financeiras ("IOF"), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação ("ICMS") e o Imposto sobre Veículos Automotores ("IPVA").

Observe-se que cada isenção terá um procedimento próprio, mas em todas será necessária a apresentação de perícia técnica (laudo) atestando a condição de deficiente e/ou patologia limitadora.

_____________

*Vladmir Silveira é sócio da Advocacia Ubirajara Silveira.

Atualizado em: 22/1/2018 13:26

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS

Adriane Neves de Souza

Migalheira desde 2020

Felipe Pacheco Borges

Migalheiro desde 2020

Luiz Felipe Rosa Ramos

Migalheiro desde 2020

Alexandre Motta

Migalheiro desde 2008

Fernando Salzer e Silva

Migalheiro desde 2016

Thiago Meyrelles

Migalheiro desde 2017

Luciana Celidonio

Migalheira desde 2019

André Castro Carvalho

Migalheiro desde 2018

Rodolfo Tamanaha

Migalheiro desde 2020

João Pedro Leite Barros

Migalheiro desde 2019

Werner Grau Neto

Migalheiro desde 2002

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Publicidade