MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

É fundamental participar de ao menos um programa de estágio para que o aluno amadureça a ideia de trabalhar e compreenda técnicas, hierarquias e o valor da profissão.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 15:00

Visto de longe, o mercado de trabalho é um monstro prestes a devorar o trabalhado e torná-lo um instrumento para gerar lucro. Porém, o cotidiano de uma empresa é muito mais simplista e espontâneo do que se imagina. Para que os jovens profissionais tenham essa visão, existe uma porta de entrada muito eficaz: o estágio.

Como diz o art. 1º da lei 11.788, de 2008, o estágio é um "ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior". Baseado nesse artigo, fica clara a importância desse período de experiência para os futuros trabalhadores testarem a área de interesse e defina o seu futuro.

É no estágio que o processo de criação dos grandes experts começa. A oportunidade é perfeita para conhecer o mecanismo interno das corporações e para que esses novatos tomem suas decisões sobre qual carreira seguir. É fundamental participar de ao menos um programa de estágio para que o aluno amadureça a ideia de trabalhar e compreenda técnicas, hierarquias e o valor da profissão.

Outro alerta é quanto a competitividade do mercado atual e um bom conselho aos futuros trabalhadores a importância de criar um bom relacionamento desde cedo. Explica o fato do número de faculdades e de universitários no Brasil numa crescente ao longo dos últimos dez anos. Como consequência, as boas vagas ficaram muito concorridas. Prova disso são os números do último Censo de Educação Superior, divulgado pelo MEC em outubro do ano passado. De acordo com o documento foram 8.408.701 alunos matriculados nos 34.366 cursos das 2.407 faculdades privadas e públicas em 2016.

Diante desse contexto, é bom tornar-se competitivo e ser notado pelos chefes. Tratar o estágio como um emprego real é uma ótima dica. Portanto, funções como boa administração do tempo, flexibilidade com as demandas, socialização, foco no resultado apresentado, iniciativa e pro-atividade, respeito com os companheiros e interesse pelo desenvolvimento do produto são necessárias. Além disso é importante se espelhar em grandes nomes da área, pedir um feedback e se preparar para situações inusitadas causam bons profissionais.

__________

*Astrid Vieira é consultora de Carreiras e diretora da Leadres-HR Consultants BR.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca