quinta-feira, 29 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Ponderação e tolerância

É urgente e necessário o resgate da ponderação e tolerância, tarefa árdua e difícil nos dias atuais, mas que se houver a persistência nesse sentido, ainda que num primeiro momento essa ideia receba críticas negativas e pejorativas, ou acusação de tendenciosa, o resultado será um equilíbrio nas relações entre pessoas.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Vivemos no país um período desafiador em nossa história recente. No campo político, econômico e social eleva-se a temperatura dia após dia. Ainda mais neste ano eleitoral, cujo sufrágio, processo de escolha, concluindo-se no ato de votar em outubro próximo, talvez seja a mais intrincada na primeira eleição para escolha do presidente da república e demais cargos pós segundo impeachment de um presidente deste país.

Nas redes sociais, lemos discursos, palavras, textos exacerbados do ponto de vista, principalmente, político. As redes tornaram-se um campo de batalha, ao passo que a tolerância está num último plano, bem como, a ponderação e a razão. Todos argumentam sem, entretanto, buscar o sentido saudável e construtivo de persuadir e convencer, sem tamanha agressividade uns aos outros. É a intolerância.

A tolerância, disse Celso Lafer em entrevista ao Jornal do Advogado, número 441, pág. 15, "é saber lidar com verdades contrapostas - verdades religiosas e políticas que, levadas adiante, também se traduzem no processo democrático. A tolerância é mais desafiadora quando se passa a lidar com o diferente".

É provável que um dos fatores para tamanha hostilidade nas redes sociais são facilitadas pelo desconhecimento pessoal entre si, o que contribui para a polarização do país e, infelizmente, não é a regra, mas passa para o campo da violência quando ocorrem encontros em massa, por exemplo, em manifestações de apoio a determinadas pessoas ou causas.

Por isso, é urgente e necessário o resgate da ponderação e tolerância, tarefa árdua e difícil nos dias atuais, mas que se houver a persistência nesse sentido, ainda que num primeiro momento essa ideia receba críticas negativas e pejorativas, ou acusação de tendenciosa, o resultado será um equilíbrio nas relações entre pessoas. Conflitos sempre existiram e existirão, mas é necessário um momento de reflexão de cada um para esse resgate neste Brasil.

__________

*Alexandre Yukio Higuchi é advogado no escritório Higuchi e Perandin Advogados.

 

Atualizado em: 25/9/2019 14:44

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Publicidade