quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Por que vale a pena empreender na Flórida?

É preciso que o empreendedor conheça as regras do jogo e entenda como funciona o mercado onde deseja trabalhar, estudando sua viabilidade, competitividade, tipo societário e regras de relação no trabalho - ainda que na Flórida as leis trabalhistas sejam muito brandas se comparadas com o Brasil.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Cada vez mais os brasileiros buscam por oportunidades de negócios no exterior. Motivados pela crise política e econômica do seu país de origem, empresários e empreendedores encontram nos Estados Unidos, particularmente na Flórida, uma chance de mudar de vida. Conhecida historicamente pelo mercado promissor, a região conta com a estabilidade da moeda americana, a simplicidade da legislação e com um clima que se assemelha ao tropical.

Somente nos últimos cinco anos, assessoramos na Bicalho Consultoria mais de 200 brasileiros interessados em empreender fora do país, levando o próprio negócio ou adquirindo franquia para ter operação internacional. Deste número, 75% almejavam se instalar na Flórida, seguido de Portugal (10%) e outros locais. A justificativa é quase sempre a mesma: ter uma parte das operações em outro país faz com que eles não sofram tanto as consequências dos maus movimentos econômicos do Brasil, já que o rendimento vem de duas nações e inegavelmente o dólar é uma moeda muito forte.

Além de participar da maior economia do mundo, ter um empreendimento nos Estados Unidos faz com que o negócio ganhe mais credibilidade, já que a empresa passa ser vista com outros olhos, com processos mais refinados e uma gestão mais qualificada. No entanto, para empreender fora do Brasil não basta ter uma boa ideia e dinheiro no caixa. É preciso que o empreendedor conheça as regras do jogo e entenda como funciona o mercado onde deseja trabalhar, estudando sua viabilidade, competitividade, tipo societário e regras de relação no trabalho - ainda que na Flórida as leis trabalhistas sejam muito brandas se comparadas com o Brasil.

Como a abertura de uma empresa no exterior não garante a residência da pessoa no novo país, muitas vezes os brasileiros se esbarram nas questões imigratórias e encontram dificuldades na hora de darem andamento aos procedimentos.  Ter o apoio de profissionais especializados é fundamental para que nada saia do controle e que todas as possíveis dúvidas sejam esclarecidas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma gama de possibilidades para o empreendedor. Mas é necessário "virar a chave", pois nem sempre a receita de sucesso no Brasil leva ao mesmo resultado nos EUA. Por isso é fundamental harmonizar as questões nacionais e internacionais e encontrar o caminho para o sucesso na América.

Por fim, o que quero mostrar é que existe um leque de oportunidades para quem deseja investir fora do país, em diversos setores - especialmente nas áreas de serviços, as áreas imobiliárias, gestão de condomínios, consultorias, tecnologia, restaurantes, embelezamento e estética, limpezas de casa e jardinagem, segmentos que são extremamente valorizados e abrem espaço para o empreendedor brasileiro, desde que ele não ache que - assim como faz no Brasil - vai resolver os problemas no meio do caminho. Nos EUA planejamento é levado à sério e sempre vale ficar atento, se informar e aproveitar as melhores alternativas.

 ________________

*José Vinicius Bicalho Costa Jr. é mestre em direito no Brasil e EUA e especializado em Negócios Internacionais, atuando há 17 anos como sócio na Bicalho Consultoria Legal.

t

Atualizado em: 12/7/2019 16:46

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Diogo L. Machado de Melo

Diogo L. Machado de Melo

Informativo Migalheiro desde 2008
Gabriela Araujo Sandroni

Gabriela Araujo Sandroni

Informativo Migalheira desde 2020
Leonardo Quintiliano

Leonardo Quintiliano

Informativo Migalheiro desde 2019
Almir Pazzianotto Pinto

Almir Pazzianotto Pinto

Informativo Migalheiro desde 2003
Ricardo Trajano Valente

Ricardo Trajano Valente

Informativo Migalheiro desde 2020
Maria Berenice Dias

Maria Berenice Dias

Informativo Migalheira desde 2002
Carolina Amorim

Carolina Amorim

Informativo Migalheira desde 2020
Roberto Rosas

Roberto Rosas

Informativo Migalheiro desde 2015
Renato da Fonseca Janon

Renato da Fonseca Janon

Informativo Migalheiro desde 2017
Justiliana Sousa

Justiliana Sousa

Informativo Migalheira desde 2020

Publicidade