MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Fases para um bom orçamento de obras

Fases para um bom orçamento de obras

A fase de estabelecer o orçamento de obras é não só importante, como essencial e deve seguir uma série de etapas para que nada seja esquecido.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:19

Para fazer uma obra em todas as suas etapas e permanecer dentro do que se estipulou gastar, um bom orçamento de obras é fundamental.

Quando se pensa em empresa e grandes obras, um orçamento de obras falho pode significar a saída dessa empresa do mercado.

Portanto, a fase de estabelecer o orçamento de obras é não só importante, como essencial e deve seguir uma série de etapas para que nada seja esquecido.

Em termos de engenharia e infraestrutura, a norma NBR1633 da ABNT pode auxiliar.

Para quem está iniciando ou mesmo profissionais experientes, podem utilizar softwares para orçamentos de obras, pois tanto as versões gratuitas quanto as pagas possuem banco de dados (como o TCPO), que auxiliam bastante em todos os projetos.

Para um bom orçamento, é fundamental ter inúmeros dados em mãos, bem como conhecimento detalhado dos serviços, taxas e impostos que participarão do projeto.

Além disso, com o mercado extremamente competitivo, a comparação entre diferentes construtoras, profissionais e projetos acaba sendo explicada também pelo orçamento, pois nele é possível detalhar os preços unitários, mas também descrever a qualidade do material proposto.

Para um bom orçamento de obras, algumas fases devem ser seguidas para que esse orçamento seja realista, contenha todos os itens necessários e fundamentais, bem como inclua o lucro de todo o projeto.

Vamos ver quais são as fases para que um bom orçamento de obras seja feito.

1 - Análise do projeto

A primeira etapa é determinar se aquele projeto, para aquela região ou local é adequado.

Segue as leis locais?

Não abrangerá obras em locais proibidos?

Quais são as taxas que o local demandará?

Todas essas questões têm que ser analisadas antes de começar a fazer o orçamento de obras do projeto.

2 - Reunião dos profissionais necessários

O projeto em questão necessitará de quais profissionais?

Arquitetos? Engenheiros? Mestre de obras? Eletricistas? Pintores? Pedreiros? Auxiliares?

Quanto custará a hora de cada profissional?

É necessário ter boas indicações de cada profissional, portanto, buscar indicações com pessoas confiáveis é sempre bom.

Além disso, determinar que cada profissional cobra um preço e esse preço, muitas vezes, está diretamente relacionado à região e ao trabalho que será executado.

Somente com essas informações em mãos que você conseguirá listar em seu orçamento o custo indireto desses profissionais e quanto isso irá impactar no preço total do seu empreendimento.

3 - Documentação

É hora de listar todos os documentos necessários para aprovação da obra.

É preciso se organizar, listar tudo que for necessário e fazer a entrega da documentação para cada fase da obra, em o órgão responsável.

Tudo que não se quer, nesse momento, é esquecer alguma parte importante da documentação, que pode gerar atraso na obra ou, pior ainda, uma multa que afete consideravelmente o orçamento.

4 - Levantamento de dados

Iniciando o orçamento de obras propriamente dito, o levantamento de dados inclui não somente o preço unitário de cada material necessário, como também os custos indiretos de tudo que será utilizado, tais como serviços, taxas, dentre outros.

Lembre-se também dos encargos sociais que devem ser pagos quando contratados profissionais para seu empreendimento.

A composição de custos, fundamental em qualquer orçamento, leva em conta tanto os custos diretos quanto os indiretos.

É importante lembrar que um engenheiro deve estabelecer o cálculo quantitativo do material a ser utilizado, justamente para não haver erros em fases posteriores do projeto.

Seguindo as informações técnicas, bem como por meio de pesquisa de mercado, o preço dos insumos estará atualizado, bem como o valor da mão de obra, sempre associando os custos indiretos, encargos sociais e trabalhistas que também não podem ser esquecidos.

5 - Estabelecer o lucro e fechar o orçamento

Com o orçamento de obras praticamente finalizado, é hora de estabelecer o lucro que se pretende obter com o projeto.

O percentual de lucro deve levar em conta a concorrência, bem como o local e demais aspectos.

Lembrando que é importante sempre considerar o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), considerado um fator de majoração, que entrará em gastos indiretos, lucro e impostos.

O orçamento também deve apresentar a curva ABC, pois somente com ela tem-se uma visão de quais itens são mais importantes e quais impactam mais o orçamento, auxiliando o profissional a tomar decisões e ter boa visão financeira do orçamento em si.

Seguindo essas etapas, o orçamento de obras poderá ser finalizado com tranquilidade e a obra ficar dentro do previsto.

__________

*Matheus Bertoluci é especialista em marketing digital, consultor SEO.

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca