sábado, 16 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Banco Central institui o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e a conta pagamentos instantâneos

Através da circular 4.027/20, instituiu-se no Banco Central, o Sistema de Pagamento Instantâneos (SPI) e a Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI), evidenciando que o Sistema Financeiro Nacional está se modernizando.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

t

A circular 4.027/20 e seu respectivo Anexo esclarecem que o SPI é a infraestrutura centralizada de liquidação bruta em tempo real de pagamentos instantâneos que resultam em transferências de fundos entre seus participantes titulares de Conta PI, sendo esta, a conta de titularidade de um participante direto do SPI, mantida no Banco Central para fins de transferências de fundos no âmbito do SPI.

Definem que o pagamento instantâneo é a transferência eletrônica de fundos, ocorrendo em tempo real e estando disponível durante 24 horas por dia e em todos os dias do ano.

Além disso, a circular indica quem são os participantes, os individualizando, em direto, como a Secretaria do Tesouro Nacional, indireto, como a instituição que oferece serviço de pagamento instantâneo sem possuir conexão direta ao SPI nem uma Conta PI e cuja participação ocorre por intermédio de um participante direto, em emissor, participante direto que submete a ordem de crédito ao SPI para liquidação e recebedor, sendo o participante direto para cuja Conta PI é comandada a ordem de crédito.

Inclusive, a Circular traz outras disposições significativas sobre o SPI, como que o responsável pela sua gestão e operação é o Banco Central do Brasil, sobre sua estrutura e a conexão, sobre os dias e horário de funcionamento, faz referência também ao monitoramento do SPI, a representação do Sistema, bem como, evidencia os direitos e deveres dos participantes deste Sistema.

Há, também, um capítulo na circular 4.027/20 destinado apenas as Conta PI, o qual preceitua sobre a finalidade, a titularidade, a abertura, a movimentação e a suspensão daquela.

O Sistema de Pagamentos Instantâneos será iniciado em 03 de novembro de 2020, estando em pleno funcionamento, a partir de 16 de novembro de 2020, sendo que fora autorizado ao Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) e ao Departamento de Tecnologia de informação (Deinf), adotar todas as medidas necessárias, a fim de que o funcionamento se inicie na data prevista.

_________

t*Thiago Terin Luz é sócio do escritório Luz & Tedrus Bento Advogados, especializado em Direito Empresarial pelo INSPER.





t*Camila Eduarda M. de Almeida é colaboradora do escritório Luz & Tedrus Bento Advogados, graduando pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/CAMP.

Atualizado em: 24/6/2020 07:59

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Stanley Martins Frasão

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002
Alessandra Okuma

Alessandra Okuma

Migalheira desde 2020
Anna Carolina Venturini

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014
Ivo Ricardo Lozekam

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020
Carla Domenico

Carla Domenico

Migalheira desde 2011
Ana Paula Caodaglio

Ana Paula Caodaglio

Migalheira desde 2016
Ricardo Penteado

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008
Luana Tavares

Luana Tavares

Migalheira desde 2021
Almir Pazzianotto Pinto

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003
Lenio Luiz Streck

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Publicidade