sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

3 benefícios de possuir acesso a um banco de jurisprudência

A jurisprudência é um conjunto de decisões que auxilia no momento de embasar e fundamentar uma peça. Descubra quais são os benefícios de ter acesso a um banco completo de jurisprudência!

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

t

Jurisprudência é um termo derivado do latim jus (justo) e prudentia (sabedoria) que qualifica um conjunto de decisões, aplicações e interpretações das leis fornecidas por um Tribunal de Justiça.

O banco de jurisprudência é uma ferramenta que auxilia no momento de embasar e fundamentar o caso, utilizando como base decisões anteriores em casos similares.

Neste artigo falaremos mais sobre esse assunto e quais vantagens o profissional do Direito possui ao acessar um banco de jurisprudência completo. Confira!

Por que é importante consultar jurisprudência?

O dia a dia do advogado engloba inúmeros casos e, para auxiliar nessa rotina, é possível realizar uma pesquisa de jurisprudência bem direcionada e fazer uso dela na fundamentação da peça.

Essa pesquisa pode ser feita pela internet por meio de palavras-chave em sites de busca como o Google, JusBrasil ou até mesmo aplicativos disponibilizados por empresas especializadas.

É importante manter-se atualizado sobre as decisões tomada pelos tribunais e, por conta disso, consultar um banco atualizado é fundamental para prestar um serviço de qualidade.

Segundo o CPC 2015, no artigo 489, § 1º, inciso VI, a jurisprudência é essencial para fundamentar a decisão judicial. O artigo diz que:

Art. 489. São elementos essenciais da sentença:

§ 1º Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que:

VI - deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

Benefícios de possuir acesso a um banco de jurisprudência

Neste artigo já vimos que citar jurisprudência é um fator importante e decisivo, agora vamos te contar quais as vantagens de possuir acesso a um banco de jurisprudência:

#1 Busca assertiva

Com a disponibilidade de um banco de jurisprudência, sua busca se torna muito mais assertiva e rápida. Para realizar as consultas, você define qual palavra-chave ajudará no caso e pesquisa por ela.

Desse modo, além de otimizar sua rotina, você torna a busca mais direcionada, encontrando informações realmente válidas e certeiras!

#2 Conteúdo atualizado

Para embasar suas defesas é importante ter acesso a um banco de decisões completo e atualizado!

Ao contratar um banco de jurisprudência, você possui uma base que é sempre renovada com os principais acórdãos dos tribunais do Brasil, além de uma  gama enorme de decisões que se acumulam conforme as atualizações são realizadas.

#3 Disponibilidade de ementa para citação

Quando você encontra a citação perfeita para embasar a sua peça, como você costuma copiá-la?

Com um software especializado, você pode simplesmente copiar e colar a ementa para o seu processo. Com uma simples função, você poupa muito tempo para finalizar a sua defesa.

Conclusão

A jurisprudência pode ser acessada de diversas maneiras e, para otimizar sua rotina, é importante estar atento às ferramentas que estão disponíveis para te ajudar.

Ter acesso a um banco de jurisprudência sólido, impacta diretamente a atuação e qualidade do serviço ofertado para o cliente. Atualmente é simples ter acesso a essas informações, já que os bons bancos estão disponíveis para ser consultados a qualquer hora e em qualquer lugar!

_________

t*Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

ADVISE PRODUTOS E SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA

Atualizado em: 16/9/2020 15:11

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Quésia Falcão de Dutra

Migalheira desde 2019

Henrique de Melo Pomini

Migalheiro desde 2020

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

André Lucenti Estevam

Migalheiro desde 2020

Ricardo Alves de Lima

Migalheiro desde 2020

Leonardo Quintiliano

Migalheiro desde 2019

Thiago Boaventura

Migalheiro desde 2017

Diogo L. Machado de Melo

Migalheiro desde 2008

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Letícia Baddauy

Migalheira desde 2020

Publicidade