MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 3 dicas fundamentais para uma abordagem estratégica da sua marca pessoal na advocacia

3 dicas fundamentais para uma abordagem estratégica da sua marca pessoal na advocacia

Vários profissionais acabam ocupando cargos que nada têm a ver com sua formação acadêmica, outros ocupam cargos que tudo têm a ver. Fato é que as trajetórias de carreira se tornaram não lineares e o mercado de trabalho, hoje, é mais competitivo e menos seguro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Atualizado às 08:08

t

Vejo que a grande maioria dos advogados não investe o seu tempo planejando a sua carreira.

Deveriam, porque o mercado de trabalho mudou drasticamente na última década. As pessoas mudam de emprego com mais frequência do que no passado e têm de se esforçar mais para administrar a sua própria empregabilidade.

Muitos enfrentam a crise de que o diploma não é mais garantia de sucesso.

Vários profissionais acabam ocupando cargos que nada têm a ver com sua formação acadêmica, outros ocupam cargos que tudo têm a ver. Fato é que as trajetórias de carreira se tornaram não lineares e o mercado de trabalho, hoje, é mais competitivo e menos seguro.

Então, como você pode ter sucesso nesta corrida e alcançar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho?

Frequentemente, as pessoas apenas adotam uma abordagem tática neste caminho, ou seja, aproveitam as oportunidades que aparecem sem refletir muito se são realmente válidas ou agem de maneira impulsiva para obter resultados rápidos. 

Adotar uma abordagem estratégica faz toda diferença. Ela é focada em metas de longo prazo e decisões melhor pensadas.

E como desenvolver esta abordagem?

A primeira coisa é trabalhar no seu desenvolvimento profissional. A marca de uma pessoa é a percepção que ela transmite relacionada às suas capacidades e experiência.

Ela tem dois componentes: um que é funcional e o outro que é emocional.

O componente funcional é o das habilidades técnicas que são relacionadas à operacionalização do Direito. Direito Civil, Constitucional, Administrativo, Trabalhista, especificidades técnicas em relação a setores que você atua, entender de tecnologia, enfim, a operacionalização da profissão.

E o componente emocional que são as competências comportamentais. Aqueles atributos pessoais que permitem alguém interagir de forma eficaz e harmoniosa com outras pessoas. São qualidades altamente desejáveis, que não demandam um diploma: liderança, adaptabilidade, inteligência emocional, criatividade, etc.

Este componente emocional é uma combinação de 3 elementos:

  • Aparência;
  • Comportamento;
  • Comunicação.

Sua imagem, baseada nestes 3 últimos elementos, é uma parte crítica de sua marca e deve ser consistente com seu componente funcional, além de apoiar seus objetivos profissionais. 

O bom disso é que tanto as habilidades pessoais, quanto à imagem podem ser gerenciadas com sucesso de forma estratégica.

Uma marca forte é aquela que se baseia em um forte portfólio de componentes funcionais, reforçados por um componente emocional poderoso.

Habilidades técnicas, hoje em dia, por si só não são garantia de sucesso. Nem o seu diploma, nem anos de experiência sozinhos são suficientes para lhe levar aos resultados que você quer. 

E o que fazer então?

Concentre-se em 3 pontos:

1. Avalie seu portfólio de habilidades técnicas e comportamentais e pergunte-se o que precisa desenvolver para o sucesso na sua carreira, para isso pegue feedbacks de gestores, pares, pessoas de confiança ou converse com especialistas;

2. Aprenda a aprender por conta própria - hoje o estudo e desenvolvimento contínuo é fundamental. A autorresponsabilidade na sua carreira também. Você não pode ficar dependendo dos lugares que trabalha para isso.

3. Aprenda a fazer o seu marketing pessoal - se você não souber mostrar as suas conquistas, o seu desempenho, sem que isso seja uma autopromoção forçada ou que soe arrogante, as pessoas não irão adivinhar.

Faça esta análise do seu perfil aliado a aquilo que você quer alcançar na sua carreira. Que objetivos refletem a sua personalidade e seus valores? Quais as etapas você pode delinear para atingir as suas metas?

Tendo um mapeamento mais claro destas necessidades, ficará muito mais fácil você saber no que investir para o seu sucesso profissional.

_________

t*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca