terça-feira, 27 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Advocacia pro bono

Se os advogados constituem a peça básica do judiciário é no advogado realmente que se deve centrar a responsabilidade pelo problema da assistência judiciária a carentes.

quarta-feira, 2 de outubro de 2002

 

 

 

 

Advocacia pro bono

Stanley Martins Frasão*

A responsabilidade pela assistência judiciária não é apenas do Estado, mas da sociedade ou de alguns segmentos da sociedade. Se os advogados constituem a peça básica do judiciário é no advogado realmente que se deve centrar a responsabilidade pelo problema da assistência judiciária a carentes.

A solução tem que vir dos advogados e dentro destes os que forem capazes de atender os casos concretos, através da "advocacia pro bono".

Uma sociedade que se diz democrática deve procurar tirar do Governo o ônus de resolver os problemas que são da responsabilidade de todos os cidadãos como indivíduos. É do estrito dever destes, pelo menos tentar resolver tais problemas quando o Estado se mostra deficiente. E no caso de assistência judiciária com mais razão porque se trata de área carente na grande maioria das comarcas brasileiras.

Estamos convencidos de que somente a iniciativa privada é capaz, com o Estado a reboque, de equacionar adequadamente a solução do problema de assistência judiciária a carentes.

O CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados já iniciou o debate da questão. Se efetivamente for bem sucedido poderá se projetar em outras instituições até inserir-se na instituição maior que é a Ordem dos Advogados do Brasil.

A responsabilidade social de minimizar os problemas na área da assistência jurídica aos carentes cabe aos advogados e principalmente aos escritórios de advocacia.

_____________

* escritório Homero Costa Advogados.

____________

Clique aqui e veja as Migalhas dos leitores sobre este tema, e aproveite para enviar suas observações.

___________________________________________________________

Atualizado em: 1/4/2003 11:49

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Valmir Pontes Filho

Migalheiro desde 2004

Carla Domenico

Migalheira desde 2011

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Jones Figueirêdo Alves

Migalheiro desde 2011

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Publicidade